A Natura Musical apresenta o espetáculo “Nossas Vozes, Nossos Cantos – Ilú Obá 15 anos” que marca a trajetória do Bloco Afro Ilú Oba de Min

Com participações de Jessica Gaspar, Dani Nega, Samba de Roda Nega Duda e Teatro Solano Trindade o show acontece na quinta (19), e celebra 15 anos de resistência do bloco

FONTEEnviado para o Portal Geledés, por Kelly Santos
Beth Beli - presidenta e mestra do Ilú Obá de Min em cortejo do carnaval de 2020 Foto: Leon Rodrigues

As alfaias. Os agogôs. Os xequerês e os Djembes do Bloco Afro Ilú Obá de Min voltam a ecoar nos palcos paulistas com o show inédito “Nossas Vozes, Nossos Cantos – Ilú Obá 15 anos”, na quinta-feira (19), às 21h, no Teatro Paulo Eiró – Grátis. Apresentado pela Casa Natura, o show inédito é fruto do disco comemorativo dos 15 anos do bloco.  

Durante o espetáculo, as manifestações culturais populares afro-brasileiras se apresentam como uma ópera popular de rua, com música, dança e performance.

Com participações de Jessica Gaspar, Dani Negra, Samba de Roda Nega Duda e Teatro Solano Trindade, o show inédito mostra esta centrífuga sonora dos saberes ancestrais e a potência cênica feminina. 

Com direção artística de Beth Beli e Mafalda Pequenino, e direção musical de Beth Beli e Mazé Cintra, o espetáculo conta com a participação de 42 artistas do núcleo de shows do Bloco Afro Ilú Obá De Min e também apresenta vídeo cenário criado por Teo Ponciano que fará projeções audiovisuais de grandes personalidades negras, como Rainha Nzinga,  Leci Brandao, Elza Soares, entre outras homenageadas no carnaval. 

O disco comemorativo que carrega o mesmo nome, “Nossas Vozes, Nossos Cantos – Ilú Obá 15 anos”, marca 15 anos de história do Ilú Obá de Min. Composto por 16 faixas autorais, ele traz canções mais representativas do bloco ao longo da sua trajetória. As músicas trazem referências artísticas que permeiam o trabalho do bloco como o jongo, a ciranda, o maracatu, o ijexá e outras pesquisas como os ritmos malinkês da África do Oeste e o candombe ritmo afro-uruguaio. O disco estará disponível em todas as plataformas digitais em 19 de maio.

O projeto “Nossas Vozes, Nossos Cantos –  Ilú Obá 15 anos” escrito por Baby Amorim, foi selecionado pelo programa Natura Musical, através do Edital 2020, ao lado de nomes como Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal, Kunumi MC, Rico Dalasam. Ao longo dos 16 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 140 projetos no âmbito nacional, como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Jards Macalé e Elza Soares. Ele ainda traz um curta metragem, com duração de 10 minutos, com entrevistas e making off dos bastidores desta construção. Dirigido pela cineasta e fotógrafa Isabella Santos, o curta estará em junho nas plataformas digitais e também será apresentado em diversos espaços públicos do Estado de São Paulo.

“O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas, com a música, somos capazes de chegar a um lugar comum, respeitando a diversidade. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados por Natura Musical trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com o envolvimento de cada um de nós”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. 

Ilú Obá de Min

Ilú Obá de Min é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana, afro-brasileira e a mulher. Ilú Obá de Min significa “Mãos Femininas que tocam para Xangô”.

O projeto Bloco Afro Ilú Obá de Min é o mais conhecido da associação. Ao todo, são 17 anos do bloco abrindo o carnaval de São Paulo e por conta da pandemia, a celebração presencial de 15 anos se tornou possível apenas neste momento.

O bloco tem sua bateria formada exclusivamente por mulheres que saem em cortejo pelas ruas de São Paulo, reverenciado e enaltecendo a cultura afro-brasileira, além de destacar a participação e o protagonismo das mulheres.

Sobre Natura Musica

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões  no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento à cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

Serviço:

Espetáculo “Nossas Vozes, Nossos Cantos –  Ilú Obá 15 anos”

Data: Quinta-feira –  19/05/2022

Horário: às 21h

Local: Teatro Paulo Eiró

Endereço: Avenida Adolfo Pinheiro 765

Ingressos: Gratuito – Distribuição 1 hora antes do espetáculo.

>> É necessário apresentar o comprovante de vacinação

-+=
Sair da versão mobile