“A teledramaturgia brasileira precisa se inspirar nos seriados”, diz Lázaro Ramos

Em passagem pelo Recife, o ator Lázaro Ramos – que protagoniza o filme O Vendedor de passados, exibido no domingo no festival Cine PE – encorajou os debates sobre o formato da televisão no futuro. Para ele, a TV on demand (quando o telespectador escolhe os próprios horários) não pode ser ignorada, assim como os serviços de TV a cabo que concorrem com os canais abertos, mais tradicionais. “A teledramaturgia brasileira precisa se inspirar na inquietação dos seriados, transmitidos por canais pagos e por streaming, que às vezes narram uma novela de 200 capítulos em apenas 20”, explica.

Ele menciona séries como Scandal, How to get away with murder eBreaking Bad como exemplos de títulos que ousaram nos temas e abordagens. “As primeiras mostram o personagem negro livre de estigmas, como fizemos em O Vendedor de passados, enquanto a última usa o gancho da metanfetamina. Quem poderia imaginar que Breaking Bad daria tão certo? E quem planejaria essa trama, que envolve um mercado ilícito?”, questiona. Lázaro defende que a televisão brasileira deve ousar mais.

Para ganhar bagagem nos bastidores das telinhas e também do cinema, o ator tem investido em colaborar com a produção dos títulos nos quais também atua. Pretende, em breve, investir na carreira de diretor. “Os enredos e sua viabilização servem como escola, objeto de estudo. Eu me alimento deles”, diz. E destaca, entre os principais objetivos, responder à pergunta: “Como levar cada tipo de produção ao seu público-alvo?”. Para ele, essa é a chave para reestruturar a teledramaturgia e o cinema como os conhecemos.

>> ENTREVISTA: Lázaro Ramos
Como funciona sua contribuição na produção dos filmes?

Colaboro e também atuo. Funciona mais como um estudo pessoal. Indico o nome de um ator para o elenco, ajudo com pesquisas, dou opiniões. Precisamos entender que uma produção audiovisual não se encerra nas telas. Ela se prolonga nas reações do público. É isso que quero provocar, estudar, entender.

Você diz ter vivenciado uma fase de efervecência cultural no Recife, onde viveu durante algum tempo. Do que se recorda dessa época?
Vim ao Recife no início dos anos 2000, com o espetáculo A Máquina. Assisti a vários shows do Cordel do Fogo Encantado, bebi no Soparia Bar, visitei vários museus. Foi aqui que aprendi a vivenciar e valorizar a cultura popular.

Você diz preferir títulos menos comerciais. A que gêneros se refere?
Prefiro produções mais criativas, ousadas. Não significa que o comercial, como a comédia, não seja bom. E tem seu público. Mas há também o suspense, o drama, o romance, que não podemos esquecer. Devemos investir no diferente do óbvio.

 

 

+ sobre o tema

Priscilla Feniks expõe o genocídio da população negra no clipe “Só a Gente Sabe”

Cheia de atitude, Priscilla Feniks lançou nesta última quinta-feira...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Lázaro Ramos substitui José Wilker na transmissão do Oscar

Lázaro Ramos foi escalado pela Globo para substituir José...

A peça ‘O Topo do Montanha’, com Taís Araujo e Lázaro Ramos, reestreia em SP

Diferente, revelador e profético Por Douglas Belchior Do Negro Belchior O...

Lázaro Ramos quer oferecer “alternativa civilizatória” aos domingos na TV

Um programa nascido das sugestões enviadas por pessoas comuns...

Deportação forçada de ‘Medida Provisória’ não tem nada de ficção no Brasil

É seguro dizer que "Medida Provisória", primeiro longa-metragem dirigido...
spot_imgspot_img

Lázaro Ramos: entenda os sintomas da estafa, condição que fez ator ser levado ao hospital

Na última sexta-feira, o ator Lázaro Ramos passou mal dentro de sua casa, em Salvador e precisou ser levado às pressas pela esposa e atriz Taís...

“Ó Paí, Ó 2” segue em primeiro lugar nos complexos de Salvador e alcança um público de 120 mil pessoas em todo o país

"Ó Paí, Ó 2" estreou em todo o país no dia 23 de novembro e segue, por dois finais de semanas consecutivos, sendo a maior...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=