Afeto e Questões Étnico-Raciais é tema de curso no SESC 24 de Maio

daniela trindade - imagem SESCSP

Ministrado pela psicóloga Daniela Trindade, a oficina promove a reflexão de como micro-violências étnico-raciais afetam o cotidiano da população negra e quais as formas de enfrentamento

enviado por Ana Claudia Luiz no SescSP

daniela trindade – imagem SESCSP

São Paulo, novembro de 2018 – Entre os dias 11 e 14 de dezembro, a psicóloga Daniela Trindade realiza a oficina “Relação entre Afeto e Questões Étnico-Raciais”, no SESC 24 de Maio, a partir das 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria unidade.

O termo afeto pode ser compreendido no seguinte sentido: as formas que somos afetados pelas ações do mundo. No recorte étnico-racial, é importante refletir sobre as formas que os corpos e mentes da população negra são afetados no cotidiano e quais são os impactos produzidos em sua subjetividade.

A proposta da oficina é atuar de forma teórica e experimental, proporcionando aos participantes uma imersão em suas próprias histórias, para que possam descobrir a potência de suas experiências pessoais, e em grupo possam perceber as de formas de enfrentamentos e de suporte coletivo.

A temática será trabalhada em grupo durante quatro módulos: Diálogo Sobre Afeto, Corpo e Subjetividade;  Memória e vivências; Olhar e o Cuidado de Si e do outro; e Possibilidades de construir e dialogar no setor individual e coletivo.

Daniela Trindade cursou Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie com formação em Atenção Psicossocial. Tem vasto conhecimento na área de Relações Étnico-Raciais, participou de coletivo que visa o cuidado da saúde mental e acolhimento de mulheres pretas e coletivo de educação popular. Ativista na área de educação, gênero, classe e raça/etnia.

 

Serviço

SESC 24 de Maio

Oficina: Relação entre Afeto e Questões Étnico-Raciais

Data: de 11 a 14 de dezembro, das 18h às 21h

Inscrições gratuitas.

Mais informações em: https://m.sescsp.org.br/#/cursos/171735

Leia também:

Mulheres negras e sua participação histórica na sociedade escravista

-+=
Sair da versão mobile