África quer investigação ao “racismo sistémico” e violência policial

O texto do projeto, consultado hoje pela agência AFP, está a ser distribuído entre diplomatas para consulta, antes de um debate urgente sobre o assunto no Conselho dos Direitos Humanos, que se realiza na quarta-feira em Genebra.

O debate teve como pano de fundo os protestos que abalaram os Estados Unidos desde a morte em Minneapolis de George Floyd, um homem negro de quarenta anos que foi asfixiado por um polícia branco em 25 de maio.

No projeto de resolução, o grupo de países africanos condena veementemente “as práticas raciais discriminatórias e violentas das agências de aplicação da lei contra africanos e pessoas de origem africana e o racismo estrutural endémico no sistema de justiça penal nos Estados Unidos e noutras partes do mundo”.

Exige a criação de uma comissão de inquérito internacional independente, uma estrutura de alto nível normalmente reservada para crises graves, como o conflito sírio. O objetivo é “levar à justiça os autores” de atos de violência.

Os investigadores da comissão deverão igualmente examinar “as respostas dos Governos a nível federal, estatal e local a manifestações pacíficas, incluindo o alegado uso excessivo da força contra manifestantes, transeuntes e jornalistas”.

As conclusões desta comissão deverão ser divulgadas no prazo de um ano.

O projeto de resolução deverá ser aprovado pelo menos 24 horas antes da votação pelos 47 membros do Conselho, que deverá ter lugar após um debate convocado com urgência a partir das 15:00 (13:00 em Lisboa) de quarta-feira.

O debate foi solicitado na semana passada pelo embaixador do Burkina Faso junto das Nações Unidas, em nome de 54 países africanos e aceite na segunda-feira por ocasião do reinício da 43.ª sessão do Conselho, que foi interrompida em março devido à nova pandemia da covid-19.

+ sobre o tema

Alunos denunciam casos de racismo em universidades de São Paulo

Suspeitos foram indiciados pelo crime de racismo Do Gazeta Web Estudantes...

Fabricante investiga acusação de “racismo” em software

Um “bug” no programa de facial-tracking (detecção de movimentos...

Direitos Humanos cobra PUC-Rio sobre racismo em jogos universitários

Ministro e secretário de Igualdade Racial querem posição de...

Dia de Lembrança do Holocausto

  O dia 27 de Janeiro foi decretado...

para lembrar

Greve assombra Copa na África

Perueiros protestam contra obra para melhorar o transporte de...

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

“Mandela não verá a Copa”

Por: LUIZ ZINI PIRES Aos 32 anos, cidadão de...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=