Agência Iyabá reposiciona o imaginário da mulher não-branca através da cultura com a campanha “E Eu Não Sou Mulher?”

FONTEPor Letícia Tie, enviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

São Paulo, março de 2021 – A Agência Iyabá promove nos dias 17, 18, 23 e 25 de março a campanha “E eu não sou uma mulher?”. O projeto propõe conversas honestas sobre os caminhos para o desenvolvimento e gestão das vidas profissionais e pessoais de mulheres não-brancas, apesar do conjunto de opressões de raça, classe e gênero que lhe são atribuídas pela sociedade.

Mulheres essas que protagonizam suas carreiras nas mais diversas áreas da comunicação, empreendedorismo e economia criativa que se encontram para uma conversa sincera sobre seus processos de construção de trajetórias, desenvolvimentos de carreiras e rumos para um futuro próximo.

Eliane Dias, Dani Rodrigues, Assucena Assucena, Cris Guterres, Dani Mattos, Ciça Pereira, Priscila Gama, Sueide Kintê, e Renata Machado Tupinambá são as convidadas. E os temas abordados são: Empresariamento Artístico, Comunicação e Inovação, Comunidades e Territórios, Autocuidado e Espiritualidade.

Os encontros acontecem em plataforma online fechada e tem duração de até uma hora. A participação do público é gratuita, com vagas limitadas e inscrição dos participantes até o dia 15 de março.

PROGRAMAÇÃO

Campanha: E eu não sou mulher?

Data: 17 de março

Empresariamento Artístico

Convidadas: Eliane Dias e Dani Rodrigues
Mediadora: Raiany Fernandes

Data: 18 de março

Comunicação e Inovação

Convidadas: Dani Mattos, Cris Guterres e Renata Tupinambá
Mediadora: Raiany Fernandes

Data: 23 de março

Comunidades e Territórios

Convidadas: Ciça Pereira e Priscila Gama
Mediadora: Marta Carvalho

Data: 25 de março

Autocuidado e Espiritualidade

Convidadas: Sueide Kintê e Assussena Assussena
Mediadora: Michelle Serra

SERVIÇO

Encontros “E eu não sou uma mulher?”

Data: 17, 18, 23 e 25 de março

Horário: 20h às 21h

Vagas: limitadas, inscrição até dia 15 de março

Inscrição: https://www.iyaba.com.br/encontrosiyaba

Mais informações: contato.iyaba@gmail.com

Gratuito

SOBRE IYABÁ

A Iyabá é uma agência de gestão, de comunicação e comunidade de conteúdo criativo de suporte para mulheres criativas não-brancas. Temos como objetivo apoiar essas mulheres em suas demandas de conhecimento, de fortalecimento de seus pensamentos e de desenvolvimentos sociais, pessoais e profissionais. Buscamos promover mudanças nas estruturas da economia criativa, e da sociedade, oferecendo conhecimento para o acesso dessas mulheres e criando um ambiente acolhedor para as mesmas.

No seu histórico de atuação a Iyabá apoiou a carreira de artistas não-brancas como Brisa Flow e Rosa Luz, disseminando sua mensagem para palcos como o Vão do MASP, Festival de Inverno de Guaranhus, em instituições como casas de cultura e fábricas de cultura das periferias de São Paulo e projetos especiais de marcas como Casas Bahia. Ainda, realizamos projetos em co-criação com o MAM- Museu de Arte Moderna de São Paulo com participação de artistas e criativas não-brancas transsexuais.

https://www.instagram.com/iyabaagencia

https://www.facebook.com/iyabaagencia

https://twitter.com/iyabaagencia

SOBRE MARTA CARVALHO
Atua há mais de 20 anos no mercado da cultura como atriz e produtora cultural, sendo considerada uma das mulheres negras mais influentes na produção cultural do país. Em sua trajetória produziu projetos de grande expressão nas áreas de cinema, música, teatro, dança e formação de jovens, possuindo larga experiência na gestão de festivais nacionais e internacionais. Idealizou o Festival Satélite061, o Conexões Urbanas Impressões Femininas na Cultura de Rua, e o Movimento Diversa.

Ocupa o Cargo de Lead Producer na Agência Ogilvy no atendimento de social media das marcas da Nestlé Brasil, é Diretora de Produção e Conteúdo na Agência Iyabá.

Foi palestrante no Womens Music Event 202 e palestrante na Agenda da ONU Imagine 2030.

https://www.instagram.com/martacrioula/

SOBRE MICHELLE SERRA
Atua há mais de 15 anos na área comercial em diferentes segmentos, e encontrou na arte sua vocação. É produtora de campo, tour manager, booker e diretora comercial na agência Iyabá. Fez parte do conselho gestor da Casa de Cultura da Brasilândia.

Trabalhou na Ócio Cultura Brasil e no projeto Amplifica Music (selo internacional). Em 2019 produziu o projeto Chefs e Líderes em 8 Cidades pelo Brasil atuando na Fiat, Jeep e Chrysler pela empresa Isla Criativa

https://www.instagram.com/michelleserracultura/

SOBRE RAIANY FERNANDES
Raiany Fernandes é estrategista e fundadora da agência Iyabá. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense/UFF, especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais na Universidade de São Paulo/USP e especialista em Planejamento e Estratégia na Miami Ad School.

Em sua trajetória, produziu projetos como Vento Festival e I Encontro Internacional da Coalizão Negra por Direitos. Foi assistente de produção de Hack the city da FoxLab/NatGeo, em parceria com a Yourmama Filmes, série cujo tema é diversidade e recebeu o “Award Silver”, no Festival of Media Global Winners 2019, além de vencer o Emmy Internacional 2019 na categoria “Short-Film”.

Foi agente e estrategista da cantora Bia Ferreira, coordenadora de comunicação do Festival Conexões Urbanas – Impressões Femininas na Cultura de Rua e atualmente coordena a comunicação do Em Movimento, um hub de pesquisa, informações e conteúdo sobre as juventudes brasileiras.

https://www.instagram.com/rayfernandx/

SOBRE CONVIDADAS

ASSUCENA ASSUCENA

Assucena Assucena, 32 anos de idade, nascida em Vitória da Conquista (BA), 500 km de Salvador, é cantora, compositora e uma das integrantes do grupo musical As Baias. Assim que a cantora veio morar em São Paulo e ao cursar História na USP, se encontrou com os outros dois integrantes do grupo: Raquel Virginia e Rafael Acerbi. Ali foi o estopim de um grande reencontro com a música, inspirados principalmente na obra de Gal Costa.

O resultado deste encontro culminou no primeiro álbum em estúdio, no fim de 2015, chamado Mulher. O segundo veio em 2017, intitulado Bixa e, com ele, uma ampla dose de reconhecimento que incluiu dois troféus no 29º Prêmio da Música Brasileira: “Canção Popular – Grupo” e “Canção Popular – Álbum” e lhe renderam a assinatura de um contrato com a Universal Music, cujo primeiro single, “Das Estrelas”, dava um aperitivo de Tarântula, terceiro álbum do grupo, que teve indicação ao Latin GRAMMY Awards (2019), na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”.

Recentemente o trio lançou o EP Enquanto Estamos Distantes. EP traz em seu nome e conteúdo toda a mensagem de empatia, carinho e leveza que o grupo quer transmitir nesse momento. Enquanto Estamos Distantes faz refletir sobre a atualidade e através da arte, toca as pessoas e as tira da zona de conforto, mexendo com suas emoções e sentimentos mais íntimos. É uma coletânea introspectiva, que mergulha de dentro para fora e propõe uma viagem de autoconhecimento ao público. Com o EP, o trio foi indicado pela segunda vez consecutiva ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”.

https://www.instagram.com/assucenaassucena/

CIÇA PEREIRA

Ciça Pereira cursou políticas públicas pela USP, é empreendedora, pesquisadora e atualmente sócio-proprietária da produtora artística e de impacto sociocultural Zeferina Produções, que gerencia carreiras, projetos e faz representação comercial dos artistas Fabriccio, Mulamba, além da captação e gestão de projetos culturais. Compõe a comissão da SIM São Paulo, e é parte da ONG internacional WIM, onde fortalece mulheres no mercado da música. Já geriu carreiras de sucesso e outros projetos de destaque. Além disso, é idealizadora da startup Afrotrampos, que conecta pessoas para a promoção da equidade racial no mercado de trabalho.

https://www.instagram.com/ciica.pereira/

CRISTIANE GUTERRES

Cristiane Guterres, jornalista. Colunista Universa/ Uol, Host podcast Meteora. Youpix Bilder 2019 e Forbs Black Creators 2020.

https://www.instagram.com/crisguterres/

DANI MATTOS

Relações Públicas, com foco em Diversidade e Especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pela USP (Universidade de São Paulo). Trabalhou em agências para marcas como Avon, Netflix, Havaianas e na Comunicação Institucional da Whirlpool. Sua última passagem foi na área de Cultura da Mutato liderando as iniciativas de Diversidade na agência. Hoje é Sócia Co-fundadora da Indique Uma Preta, consultoria de conexões entre profissionais negros e o mercado de trabalho.

https://www.instagram.com/danimattxs/

DANI RODRIGUES

Dani Rodrigues é empresária do Rashid e diretora da Foco na Missão Produções e Merchandising, escritório que administra a carreira do músico e sua marca de roupas. Desde 2012, atua como produtora executiva, estando à frente de negociações, planejamentos e divulgação dos trabalhos do rapper. Desenvolveu, ao longo dos anos, estratégias que colocaram Rashid como um dos nomes mais fortalecidos do rap brasileiro, o que ficou comprovado com o disco CRISE (2018) e o mais recente, Tão Real (2020), lançamento multimídia que aliou o conteúdo musical à estratégias inovadoras de marketing.

O modelo de negócios da Foco na Missão já foi apresentado em conferências pelo Brasil como Hacktown, Sêla, SIM São Paulo, Encontre-$e (Pracatum), Labsônica (Oi Futuro), Music Rio Academy e Women’s Music Event.

Em 2018 e 2020, foi indicada como “Empreendedora do Ano” no Women’s Music Event Awards e faz parte do conselho consultivo da SIM São Paulo desde 2019.

https://www.instagram.com/dani_msk/

ELIANE DIAS

Mulher negra, mãe, empresária no setor do “show business”, advogada, palestrante, ativista nas causas de gênero e raça, feminista e política. Em 2017 foi eleita a melhor empreendedora musical do ano pelo “Womens’ Music Event Awards”. Possui MBA em Gestão de Negócios na Fundação Getúlio Vargas e desde de 2013 é diretora executiva da Produtora Cultural Boogie Naipe e há um ano lançou a marca de roupas Yebo.

https://www.instagram.com/elianedias_/

PRISCILA GAMA

CEO do Das Pretas, Priscila Gama é head do laboratório de inovação social e é considerada uma das mulheres negras mais influentes do país. A estrategista de Inteligência em resolutivas de impacto social é um expoente no enfrentamento às violências contra a juventude e as mulheres negras através da cultura, educação, empreendedorismo e tecnologia. A Empreendedora Social é ativista, Consultora Jurídica especialista em Direito Público e Direitos Humanos, Mestranda em Sociologia Política, Pesquisadora e Movimentadora da Economia Criativa Afrocentrada e Periférica.

https://www.instagram.com/priscilagamaa/

RENATA TUPINAMBÁ

Jornalista, produtora, poeta, consultora, curadora, roteirista e artista visual. Trabalha e pesquisa a comunicação voltada para decolonização dos meios de comunicação, fortalecimento das narrativas indígenas no cinema, TV, Literatura, áudio e música.

Membro do Útero Amotara Zabelê no Território Tupinambá de Olivença na Bahia. Atua desde 2006 com difusão das culturas indígenas e comunicação. É Co-fundadora da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena do Brasil. Colaboradora do Visibilidade indígena e do Dubdem SOUND SYSTEM. Co-roteirista da série Sou Moderno, Sou Índio do Cine Brasil TV. Foi assistente de produção e comunicação do músico Marcelo Yuka no Observatório de Ecos. Criadora do podcast Originárias, primeiro no Brasil de entrevistas com artistas e músicos indígenas, que íntegra a central de Podcasts femininos PodSim. Atualmente trabalha também na produção de artistas e músicos indígenas.

https://www.instagram.com/aratykyra/

SUEIDE KINTÊ

Sueide Kintê é Jornalista Griô, Terapeuta e CEO do Aplicativo + Amor. Ela também é criadora de conteúdo que dissemina conhecimento único acerca de Asè e Autocuidado e bem viver.

Empreendedora engajada em projetos sociais, tem experiência em redações de TV e produção independente de conteúdo midiático. Trabalhou como repórter e apresentadora da TV Educativa da Bahia e também na Rádio Educadora.

https://www.instagram.com/sueidekinte/

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 
-+=
Sair da versão mobile