Ailton Aquino é o primeiro homem negro na diretoria do Banco Central

FONTEUOL, por Isabella Cavalcante
Ailton Aquino em sabatina no Senado para a diretoria de fiscalização do Banco Central - Imagem: Pedro França/Agência Senado

Após aprovação no Senado, o advogado Ailton de Aquino Santos se tornou hoje a primeira pessoa negra a compor o quadro da direção do Banco Central. Ele fará parte da Diretoria de Fiscalização.

Quem é Ailton Aquino?

Servidor há 25 anos. Aquino entrou no BC em janeiro de 1998 e passou pelos cargos de auditor-chefe da instituição, chefe de contabilidade, orçamento e execução financeira.

Dupla graduação. O servidor é formado em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia e em direito pelo UDF (Centro Universitário do Distrito Federal). Ele possui pós-graduação em ciências contábeis e especializações em contabilidade internacional, engenharia econômica de negócios e direito público.

Baiano, de Jequié. Natural do sudoeste da Bahia, Aquino morou no estado até 1997.

Redução de juros. Em sabatina hoje, o advogado disse que aposta na aprovação do arcabouço fiscal para reduzir os juros, em especial a Selic: “Pode ser um indutor relevante para a redução das taxas de juros no devido momento”. Indicados pelo governo Lula, Aquino e o economista Gabriel Galípolo são vistos com potencial para virar a situação no Banco Central para reduzir a Selic na próxima reunião do Copom.

Aquino foi aprovado por 42 votos favoráveis e 10 contrários. Galípolo também passou na sabatina.

-+=
Sair da versão mobile