Alex Melo, ator negro brasileiro, protagoniza filme na Alemanha

Enviado por / FonteDo Afropress

Munique/Alemanha – Depois de protagonizar peça teatral e Filme inspirados na vida do pintor americano Basquiat, e participar do elenco de “Der 8. Kontinent“, produção alemã dirigida por Serdar Dogan, o ator brasileiro radicado na Alemanha, Alex Mello, será o principal protagonista do longa “Retorno”, produção alemã dirigida pelos cineastas Jörg Kobel e René Harder. As filmagens estão sendo finalizadas e o lançamento deverá acontecer ainda este ano.

O filme baseado em fatos reais, é inspirado no livro “Nur die Edelsteine Kommen aus Brasilien” (“Somente as Pedras preciosas vêm do Brasil”, na tradução livre do alemão para o português) da jornalista Adriana Nunes.

No livro, a autora traça o perfil de 31 brasileiros, que optaram por viver na Alemanha por motivos diversos. No elenco, atores de diversas nacionalidades, inclusive do Brasil, destacando-se as participações especiais de Solange Couto e do ator J.P. Rufino, eleito melhor ator mirim no Prêmio “Melhores do Ano”, da Rede Globo. Os personagens se interligam na saga do protagonista vivido por Mello. O longa será falado em alemão com uma inserção inicial em português e  terá como cenários a Alemanha e o Brasil.

A cidade escolhida para as filmagens será o Rio de Janeiro. Os diretores querem mostrar a cidade por outra ótica – “menos folclórica e mais bucólica”, segundo Mello.

RETORNO

O filme conta a história de  Maurício, professor de teatro para crianças que sonha com uma carreira de ator, mas se depara com inúmeras dificuldades. Com a perda do pai, um alcóolatra interpretado pelo veterano ator José de Araújo, que celebra 40 anos de carreira, um segredo sobre sua origem é revelado.

Ele herda a  missão de entregar pessoalmente a um tio até então desconhecido na Alemanha, uma carta com a inscrição “Retorno” envelope, sinal de que já havia sido enviada, mas que, por algum motivo, retornara ao remetente. Com a intenção de cumprir o último desejo do pai, Maurício  segue para Alemanha.

Na aventura se depara com a realidade de ser estrangeiro em um país desconhecido. Questionamentos raciais, sociais, culturais e de  integração  marcam sua trajetória no novo país.

Como brasileiro “exótico” algumas armadilhas cruzam seu caminho, e uma batalha pela sobrevivência é travada. Em um recorte em que outros estrangeiros participam, o jovem brasileiro se depara com uma russa, com quem  se envolve afetivamente e vive uma relação um tanto quanto delicada.

Um jogo de gato e rato à procura pelo tio é travada e neste  contexto surge o fotógrafo  alemão Lars, com quem Maurício já havia feito contato no Brasil e o reencontro surge como uma porta para descobertas em sua vida. Questões sentimentais e  pessoais  ganham contornos neste labirinto.

Finalmente Maurício encontra o tio e descobre a verdade a respeito de sua mãe, uma alemã que ele nunca conheceu, e lhe é revelado que seu verdadeiro  pai não é o homem que o criou com  tanto afeto e carinho por tantos anos no Rio de Janeiro.

Foto em destaque: Reprodução/ RFI

 

+ sobre o tema

Snoop Dogg pode estrelar sitcom do canal NBC

Snoop Dogg pode estrelar uma comédia no canal norte-americano...

Toni Garrido diz que prefere usar a palavra ‘afrodescendente’

Não faz muito tempo que foi instituído no Brasil...

African Fashion Show – A moda e modelos da África

Apresentação do African Fashion Show com modelos e moda...

Oprah Winfrey vai entrevistar filha de Whitney Houston

Oprah Winfrey vai entrevistar a filha de Whitney Houston,...

para lembrar

Além do Espelho – Um filme de Ana Flauzina

O encontro das vozes de duas das mais importantes...

“Pantera Negra” vence prêmio principal do SAG Awards

O filme "Pantera Negra" foi o vencedor da principal categoria...

Trailer de comédia indie protesta contra racismo cordial americano

A Lionsgate divulgou o primeiro trailer completo da comédia...

Estreia de filme sobre Marighella no Brasil é cancelada

O longa, que chegaria aos cinemas em 20 de...
spot_imgspot_img

Representatividade e charme clássico torna “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” a animação que você precisa assistir

Gênero: Animação, Ação, Aventura Duração: 1h 39min   Direção: Jeff Rowe, Kyler Spears   Elenco: Hannibal Buress, Rose Byrne, Nicolas Cantu  Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos Entre...

‘Olhos de Erê’: um filme sobre o universo de um menino quilombola

De origem iorubá, a palavra “erê” significa brincar. No candomblé, os erês designam o intermediário entre a pessoa e o seu orixá, enquanto na...

Pantera Negra 2 | Wakanda Forever iniciou suas filmagens, segundo produtor

A tão aguardada sequência de Pantera Negra, intitulada Wakanda Forever, já iniciou suas filmagens. Segundo o chefão da Marvel, Kevin Feige, a produção já está ocupando o...
-+=