Alfabantu oferece workshop gratuito de tecnologia para estudantes de escolas públicas

Crianças e adolescentes, preferencialmente negras, poderão participar de aulas de Programação de Scraft, Manutenção de Computações, Ilustração e Tecnologia de Impacto Ambiental

FONTEEnviado para o Portal Geledés, por Ana Claudia Luiz
Divulgação

Com o objetivo de introduzir noções de diversos saberes para estudantes de escola pública e, com isso, contribuir para alavancar suas vidas profissionais no futuro, o Alfabantu, coletivo que atua na área de educação e tecnologia que fomenta o diálogo entre Brasil e África, criou o Umonhi: a arte de conectar.  Destinado a crianças e adolescentes de 08 a 15 anos, matriculadas em escolas públicas, as aulas serão ministradas por coletivos especializados de acordo com o tema. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 01 e 17 de abril por meio do formulário neste link: https://forms.gle/GXsoLp9owFZkLBXN6

Umonhi nasceu com a finalidade de dar continuidade os trabalhos da Alfabantu ligados a tecnologia, educação e  inovação.  Rumo ao aniversário de cinco anos da startup, a proposta é desenvolver atividades no qual  criam novas possibilidades de ensino nas regiões periféricas onde grande parte da população negra é residente.  “Queremos reforçar  nossa intenção inicial de  empoderar crianças e adolescentes como mecanismos fortalecedores para autoestima, que permite não estar inserido ao movimento global da tecnologia, mas ter a oportunidade da descoberta das suas habilidades e competências desde cedo para  ingressar no mercado de trabalho”, declara Odara Dèlé, idealizadora da Alfabantu.

.Ao longo de oito dias, os estudantes terão a oportunidade de conhecer quatro áreas diferentes. Ministrado por Viviane Cardial, técnica de TI da InfoPreta, empresa especializada no reparo e conserto de aparelhos para mulheres negras e pessoas de baixa renda, os dois primeiros dias (03 e 04 de maio) serão destinados à Manutenção de Computadores, que visa proporcionar o conhecimento da manutenção de hardware e software de computadores. 

No segundo encontro (05 e 06 de maio), o tema é “Programação de Scrapt  e  desenvolvimento de site”, em que Paulo Vinicius (Mais1Code), estudante de tecnologia e morador do Grajaú, ensinará sobre a liberdade de criar suas próprias histórias e jogos interativos. Já nos dias 10 e 11 de maio, o Coletivo Dedo Verde, que desenvolve ações ecológicas relacionadas à educação e preservação ambiental nas periferias de São Paulo, falará sobre “Tecnologia de Impacto  Socioambiental”, apresentando tecnologias verdes de baixo custo que podem ser implantadas em escolas, ONGs, residências ou prédios que irão contribuir diretamente para diminuir os efeitos relacionados às mudanças climáticas.

O workshop encerra nos dias 12 e 13 de maio com aulas de “Ilustração” ministrada pelo Coletivo Pretas que Criam, idealizado por Bruna Bandeira, Joyce Pills, Leia Tavares e Vanessa Ferreira (Preta Ilustra). Nesses dias, a proposta é promover um estudo detalhado das tarefas e narrativas a cargo do ilustrador para utilizar o desenho como instrumento de expressão do pensamento. 

Criada em 2016, a Alfa bantu é uma produtora de conteúdos determinada a discutir e refletir as infâncias voltada ao entretenimento, educação e cultura africana e afrobrasileira. E, por meio do conhecimento, adolescentes conseguem acessar lugares que foram historicamente negados, bem como pensar em possibilidades de inserção ao mercado de trabalho.

A lista de selecionados será anunciada dia 25 de abril, segunda-feira. Vagas limitadas. Workshop presencial. 

SERVIÇO

Workshop: Umonhi: a arte de conectar

Local: CCJ – Centro Cultural da Juventude – Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades, São Paulo

Lista de selecionados: 25 de abril

Período: 03 a 13 de maio

Horário: 14h às 16h

Inscrições: https://forms.gle/GXsoLp9owFZkLBXN6

PROGRAMAÇÃO

Manutenção de Computadores

Data: 03 e 04 de maio  

Horário: 14h às 16h

Ministrado por : Viviane Cardial (InfoPreta)

O encontro visa proporcionar o conhecimento da manutenção de hardware e software de computadores. 

Programação de Scrapt  e desenvolvimento de site

Data: 05 e 06 de maio  

Horário: 14h às 16h

Ministrado por Paulo Vinícius (Mais1code) 

Software livre com a produção e manuseio fácil, este programa garante a interação entre a comunidade online onde tem a liberdade para criar suas próprias histórias e jogos interativos.  

Tecnologia de Impacto  Socioambiental

Data: 10 e 11 de maio  

Horário: 14h às 16h

Ministrado por Coletivo Dedo Verde

Ciclo formativo consiste em apresentar Tecnologias Verdes de baixo custo que podem ser implantadas em escolas, ONGs, residências ou prédios que irão contribuir diretamente para diminuir os efeitos relacionados às mudanças climáticas.  

Ilustração

Data: 12 e 13 de maio  

Horário: 14h às 16h

Ministrado por Coletivo Pretas que Criam

Será promovido o estudo detalhado das tarefas e narrativas a cargo do ilustrador para utilizar o desenho como instrumento de expressão do pensamento. 

Sobre a Alfa bantu

Criada em 2016, a Alfa bantu é uma produtora de conteúdos determinada a discutir e refletir sobre a primeira infância voltada ao entretenimento, educação e cultura africana e afro-brasileira. Em 2017, ganhou notoriedade ao lançar um aplicativo que estimula crianças que estão no processo de alfabetização por meio de jogos digitais ligados a língua falada kimbundu, apresentando jogos literais, inventário de vocabulários, ilustrações de pronúncias e palavras faladas no cotidiano com animações. 

 A educadora e escritora Odara Dèlé começou a Alfa bantu para atender demandas educacionais nas instituições periféricas da zona norte de São Paulo com olhares voltados para a transformação social. Iniciou pesquisas tendo como foco a cultura e a língua do povo bantu, especialmente o kimbundu. As pesquisas promovidas pelo grupo buscam apreender e trazer à tona a importância dos conhecimentos africanos para se compreender e viver a negritude na sociedade brasileira urbana e contemporânea. Em função disso, o coletivo Alfabantu tem como proposta a religação com a cultura africana a partir dos povos bantu, proporcionando uma leitura real desse povo e de sua cultura como forma de reconhecer a presença africana em nossa realidade e, assim, podermos melhor compreender nossa própria identidade.  Site: http://alfabantu.com/ Instagram: @alfabantu

-+=
Sair da versão mobile