AMAZONAS: Nacional acusa árbitro de racismo

Por: Thiago Henrik

 

O presidente do Nacional, Luís Mitoso, pretende processar por racismo o árbitro Francisney Oliveira da Silva. O juiz fez um Boletim de Ocorrência (B.O) no 14° Departamento Integrado de Polícia (DIP), no Jorge Teixeira, acusando o volante Lima de agressão logo após o jogador ser expulso na partida com a ASA, no domingo.

 

Segundo Mitoso, pelo menos três jogadores incluindo Lima, relataram que o árbitro teria os ofendido de forma preconceituosa durante o jogo, que ocorreu no estádio Roberto Simonsen, pela quinta rodada do Campeonato Amazonense. Os outros titulares do Naça que, supostamente, sofreram racismo foram o volante Viola, expulso também no segundo tempo da partida, e o lateral-esquerdo Jean Batista.

 

“Ele (Francisney da Silva) faltou no mínimo com respeito aos nossos jogadores. Afinal, para chegar alguém de ‘negão’ ou neguinho’ precisaria ao menos ter intimidade, senão é algo pejorativo. Quando expulsou o Viola, ele disse: ‘vai saindo negão’. Isso é racismo, um crime inafiançável”, declarou Mitoso, que é advogado e vereador.

 

O dirigente do Nacional só oficializará o processo por racismo contra o árbitro Francisney da Silva, caso o mesmo decida ir em frente em procurar a Justiça Comum para julgar, de forma penal, o volante Lima. “Estou esperando o advogado dele (do árbitro) entrar em contato conosco. O Nacional está disposto a entrar num acordo”, declarou Mitoso.

 

O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), Vladimir Bastos, afirmou que o árbitro Fransciney da Silva não se pronunciará sobre o ocorrido na partida. “Ele já entregou a súmula e o relatório. Agora, é aguardar o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM)”, disse Bastos.

 

Fonte: Futebol Nortista

-+=
Sair da versão mobile