Amigos de Seu Nenê lembram desfile da Vila Matilde em 85 no Rio

Enviado por / FontePor Nathália Duarte, do G1

Marco na história da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, o desfile da agremiação paulista na Marquês de Sapucaí, no Rio, completa 25 anos no ano em que a escola perde seu baluarte, Alberto Alves da Silva, o Seu Nenê. Aos 89 anos, Seu Nenê morreu na madrugada de segunda-feira (4), em decorrência de complicações pulmonares.

A Nenê de Vila Matilde foi uma das primeiras escolas de samba de São Paulo, fundada em 1949 por Seu Nenê. Em seu auge, campeã em 1985, foi convidada a desfilar com as escolas campeãs do Rio de Janeiro, nata do carnaval carioca. “Fomos a primeira e única escola de São Paulo a desfilar na Marquês de Sapucaí até hoje, e essa é uma das grandes honras que guardo”, diz Alberto Alves da Silva Filho, o Betinho, filho de Seu Nenê e atual vice-presidente da escola.

Para relembrar o desfile “memorável”, como descrevem integrantes da agremiação, o G1 conversou com amigos e sambistas que estiveram com Seu Nenê no Rio, quando a escola passou pela Avenida entre a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Beija-Flor de Nilópolis (assista ao vídeo acima com os depoimentos). A Nenê desfilou o enredo “O Dia que o Cacique Rodou a Baiana Ai Ó”.

Menina dos olhos de Seu Nenê, a bateria da escola que leva o seu nome teve grande influência do samba carioca. “Ele me contava sempre que, em São Paulo, todo mundo era muito veloz, então ele pegou o tarol da Mangueira, com o surdo e a marcação da Portela, cadenciou o samba e acabou dando identidade à bateria da Nenê”, diz Betinho.

Com o passar dos anos e a mudança do perfil do carnaval de São Paulo, a Nenê ficou um grande período sem títulos, de 1986 a 2001, quando ganhou com o enredo “Voei, voei, na Vila aportei, onde me deram a coroa de rei”. A escola chegou a ser rebaixada para o Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo em 2009.

Em 2011, de volta ao Grupo Especial, a Nenê de Vila Matilde promete voltar ao páreo das grandes agremiações paulistanas e brigar pelo título em homenagem ao seu fundador, Seu Nenê.

 

+ sobre o tema

Recorde as frases mais famosas de Martin Luther King

Martin Luther King foi assassinado em 4 de abril...

Paris anuncia estátua em homenagem a heroína dos escravizados de Guadalupe

No último sábado, 26, Paris inaugurou um parque onde...

para lembrar

Serena Williams é campeã do Torneio de Stanford e iguala marca da irmã Venus

Serena Williams garantiu o bicampeonato do Torneio de StanfordVivendo...

Com Omar Sy, longa conta história do primeiro palhaço negro da França

Quando a grande estrela de Paris do início do...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...
-+=