Amigos de Seu Nenê lembram desfile da Vila Matilde em 85 no Rio

Enviado por / FontePor Nathália Duarte, do G1

Marco na história da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, o desfile da agremiação paulista na Marquês de Sapucaí, no Rio, completa 25 anos no ano em que a escola perde seu baluarte, Alberto Alves da Silva, o Seu Nenê. Aos 89 anos, Seu Nenê morreu na madrugada de segunda-feira (4), em decorrência de complicações pulmonares.

A Nenê de Vila Matilde foi uma das primeiras escolas de samba de São Paulo, fundada em 1949 por Seu Nenê. Em seu auge, campeã em 1985, foi convidada a desfilar com as escolas campeãs do Rio de Janeiro, nata do carnaval carioca. “Fomos a primeira e única escola de São Paulo a desfilar na Marquês de Sapucaí até hoje, e essa é uma das grandes honras que guardo”, diz Alberto Alves da Silva Filho, o Betinho, filho de Seu Nenê e atual vice-presidente da escola.

Para relembrar o desfile “memorável”, como descrevem integrantes da agremiação, o G1 conversou com amigos e sambistas que estiveram com Seu Nenê no Rio, quando a escola passou pela Avenida entre a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Beija-Flor de Nilópolis (assista ao vídeo acima com os depoimentos). A Nenê desfilou o enredo “O Dia que o Cacique Rodou a Baiana Ai Ó”.

Menina dos olhos de Seu Nenê, a bateria da escola que leva o seu nome teve grande influência do samba carioca. “Ele me contava sempre que, em São Paulo, todo mundo era muito veloz, então ele pegou o tarol da Mangueira, com o surdo e a marcação da Portela, cadenciou o samba e acabou dando identidade à bateria da Nenê”, diz Betinho.

Com o passar dos anos e a mudança do perfil do carnaval de São Paulo, a Nenê ficou um grande período sem títulos, de 1986 a 2001, quando ganhou com o enredo “Voei, voei, na Vila aportei, onde me deram a coroa de rei”. A escola chegou a ser rebaixada para o Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo em 2009.

Em 2011, de volta ao Grupo Especial, a Nenê de Vila Matilde promete voltar ao páreo das grandes agremiações paulistanas e brigar pelo título em homenagem ao seu fundador, Seu Nenê.

 

+ sobre o tema

Priscilla Feniks expõe o genocídio da população negra no clipe “Só a Gente Sabe”

Cheia de atitude, Priscilla Feniks lançou nesta última quinta-feira...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Encontrada em banheira, filha de Whitney Houston “luta pela vida”

A filha da falecida cantora Whitney Houston está lutando...

Após ser vítima de bullying, modelo de 10 anos com vitiligo conquista o mundo da moda

A norte-americana April Star é uma modelo de dez anos...

Inspirado em filho adotivo, americano cria curativos para pele negra

Quando seu filho Kai machucou a testa, o americano...

Kim Kardashian mostra pela primeira vez o rosto do filho Saint

Finalmente o mundo conheceu o rostinho de Saint Kardashian...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=