Angola brilha na Mercedes-Benz Fashion Week Africa

Enviado por / FonteDo ANGONOTÍCIAS

Mais de 30 estilistas africanos de 15 países, incluindo Angola, estiveram presentes naquele que é considerado o maior evento de moda do continente, a Mercedes-Benz Fashion Week Africa (MBFW Africa). Promovida pela African Fashion International (AFI), o MBFW Africa 2013 decorreu entre os dias 30 de Outubro e 2 de Novembro, na Cidade de Tshwane, e mostrou o que de melhor se produz no mundo da moda africana.

Um dos desfiles mais criativos, aplaudido pela crítica, foi protagonizado pela dupla de estilistas angolanos que forma o Projecto Mental, que transformou a passerelle do City Hall Cidade de Tshwane da numa sala de aula para passar a sua principal mensagem – gravada num quadro de ardósia colocado no local: “Educação é a Indústria para a Paz”.

Shunnoz Fiel e Tekasala Ma´at Nzinga apresentaram, a uma plateia composta de convidados, figuras públicas, fãs de moda e imprensa de todo o mundo, uma colecção ousada e moderna para homem e mulher, que misturou elementos clássicos com padrões africanos e cores vivas. Segundo os estilistas, esta colecção foi a continuação do trabalho que desenvolveram para a Mercedes-Benz Fashion Week de Tóquio, onde garantiram novas fontes de inspiração.

Outros estilistas fizeram parte do MBFW Africa, representado as melhores colecções africanas, com destaque para Taibo Bacar (Vencedor do Prémio Estilista do Ano nos AFI Africa Fashion Awards de 2012) de Moçambique, Mille Collines do Ruanda, Mina Evans e Duaba Serwa do Gana, Sheria Ngowi e Mustafa Hassanali da Tanzânia, David Tlale, Marianne Fassler e Thula Sindi, representando a África do Sul. Todos estes nomes são a prova do compromisso da AFI com a excelência na apresentação do que de melhor existe ao nível da inovação criativa e sucesso comercial.

Segundo a Directora Executiva da AFI, Precious Moloi-Motsepe, “a MBFW Africa é o expoente da moda africana. Esta plataforma estabelece uma ponte directa entre os estilistas Africanos e a comunidade internacional da moda, procurando envolver e promover a nossa indústria local. Os estilistas Africanos têm demonstrado ser de classe mundial ao nível da criatividade e sentido de estética, e a MBFW Africa tem-se empenhado para aumentar o acesso a novos mercados através de exposição regional e internacional, criando o desejo global pela moda africana.”

Mas o talento e beleza angolana também estiveram representados nas passerelles do City Hall na Cidade de Tshwane. Sete modelos viajaram de Angola para desfilar para os mais conceituados estilistas africanos: Cecília Sapalo, Emília Paulo, Ivone Marques, Salomé da Conceição, Carlos Nascimento (Mister Angola), Elsa Baldaia e Sílvio Pereira. Para cobrir o evento, o Turismo da África do Sul convidou vários jornalistas e repórteres angolanos, tendo em conta a importância que Angola começa a ter no mundo da moda.

A reconhecida top model internacional Alek Wek também surpreendeu o público com a sua presença na Mercedes-Benz Fashion Week Africa e ao desfilar para um dos novos talentos da moda africana, tendo sido considerado um dos momentos mais altos de todo o evento.

Apesar do Projecto Mental ter sido indicado pelos críticos como um dos candidatos mais fortes à vitória do Prémio Estilista do Ano nos AFI Africa Fashion Awards, foi a dupla de estilistas Sul-africana KLuKCGDT que arrecadou esta importante distinção. Gavin Rajha, estilista Sul-africano, venceu o Prémio Turismo da África do Sul Estilista do Ano.

Foto em destaque: Reprodução/ Vogue 

+ sobre o tema

Exposição sobre orixás aborda religião e cultura negras, em Brasília

Mostra 'Geometria, símbolos e cores' fica em cartaz no...

Sambista da Vez – Websérie para tempos de isolamento

SEGUNDA TEMPORADA DA WEBSÉRIE SAMBISTA DA VEZ - RICARDO...

Festa das Ciatas celebra mulheres do samba e na culinária

Em sua segunda edição, a Festa das Ciatas em...

para lembrar

Duelo da beleza: conheças os estilos opostos de Beyoncé e Solange Knowles

Enquanto Beyoncé é conhecida pelo visual diva, sua irmã...

Desfile de moda revela novas empreendedoras negras de São Paulo

Neste fim de semana o bairro de Interlagos, na...

SPFW vai ter que incentivar uso de modelos negros

30 dias após evento, SPFW deverá enviar lista dos...

O poder da beleza negra, na Vogue Itália

O poder da beleza negra, na Vogue Itália. A Vogue...
spot_imgspot_img

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Influenciadoras negras lutam para ser valorizadas pelas marcas

Ao navegar pelo Instagram é possível encontrar muitas pessoas que trabalham produzindo conteúdo digital sobre diversos assuntos. Um nicho que fez muito sucesso nos...
-+=