Angola: Profissionais devem acompanhar vítimas de violência doméstica

Luanda – Os profissionais de saúde enquadrados nas diferentes unidades sanitárias do país devem ter a capacidade de identificar as vítimas de violência doméstica, e dar o devido acompanhamento e tratamento, defendeu hoje, sexta-feira, em Luanda, a representante da organização espanhola Medicus Mundi na província do Bié, Neus Paracaula.

Neus Paracaula discursava na mesa redonda sobre “Mulher e Saúde”, promovida pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com a Cooperação Espanhola, tendo realçado que apesar de muitas vítimas não terem a cultura de denunciar, é necessário o devido contributo dos especialistas para minimizar estas agressões reprováveis pela sociedade.

De acordo com a fonte, as vítimas de violência doméstica necessitam de atendimento clínico, psicológico, apoio social e jurídico, que dificilmente se encontra num posto de saúde.

A médica frisou que muitas vítimas denunciam às autoridades possíveis agressões, quando na verdade padecem de outros problemas de saúde como a malária, em consequência de violência sofrida anteriormente.

Por outro lado, a especialista entende ser necessário dotar as pessoas sobre a consequência social da violência doméstica para que eles possam contribuir na redução da mesma.

A título de exemplo, a especialista diz que na província do Bié onde trabalha, foi criada uma equipa constituída pelas Direcções Provinciais de Saúde e da Família e Promoção da Mulher, hospital municipal do Cuito, Comando Provincial da Polícia e os Medicus Mundi.

Esta equipa tem estado a trabalhar em diferentes workshop’s, de forma a proporcionar aos profissionais de saúde e não só a devida orientação e adaptação as vítimas de violência doméstica.

A aludida mesa redonda foi organizada pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos em parceria com a Cooperação Espanhola, que pretende promover a cultura dos direitos humanos, bem como analisar o direito à saúde da mulher em Angola.

Participaram do evento, especialistas do Ministério da Saúde, do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e da organização espanhola Medicus Mundi.

 

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Sobre os direitos humanos feministas

Podemos afirmar que o feminismo é o Iluminismo do...

Comercial de Xampu na Tailândia viraliza por mostrar superação de mulher trans

Um comercial de xampu, veiculado pela TV Tailandesa, vem...

Movimentos entregam ao MPF carta pública por igualdade de gênero e fim da violência contra mulheres

Movimentos sociais e coletivos de mulheres protocolaram na sede...

Maju Coutinho: O racismo, desejos para 2017 e um novo livro

Quando o telefone tocou nos estúdios da TV Globo,...

para lembrar

O clareamento da pele negra: a devastação do auto-ódio

Séculos de colonialismo europeu no continente africano e de...

“Garotas negras arrasam!” Grito simboliza legado de Michelle Obama nos EUA

Michelle Obama fez o que nenhuma primeira-dama dos EUA...

Nova lei cria dilemas e expectativa para domésticas

Nos fundos de um prédio na Asa Sul, bairro...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=