Angola: Semba é tema de debate em festival internacional

A promoção dos ritmos africanos, em particular o semba e kizomba, ganha corpo desde hoje, até ao dia 5 de Janeiro, na capital do país, com a realização da primeira edição do Luanda Semba Festival Internacional, que privilegia o intercâmbio cultural entre bailarinos e pesquisadores de várias nacionalidades, disse, ontem, ao Jornal de Angola, um dos membros da organização.

Por Manuel Albano, Do Jornal Angola 

Reprodução/Facebook

No primeiro dia de debates, afirmou, esteve em discussão, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o tema “Ritmos e Danças”, apresentado pelo professor de danças africanas Pedro Tomás “Pitchú”, do Ballet Kilandukilo, radicado em Portugal, há mais de 25 anos.

Na sequência das actividades, foram a debate as origens do kizomba e semba, o afro house, Footwork, um estilo de house e street dance, kizomba-footwork, semba social e cultural shock e amareness.

De acordo com o porta-voz da organização do festival, Gabriel Cabinda, o número de estrangeiros praticantes de danças angolanas, com destaque para o kizomba e semba, tem estado a aumentar nos últimos anos na diáspora, com maior incidência na Europa.

Essa “explosão”, adiantou, tem levado os ritmos nacionais a serem aproveitados e explorados por coreógrafos internacionais, muitos deles, apresentando propostas inovadores sobre a matriz destes estilos.

O evento decorre no período da manhã e tarde, em várias unidades hoteleiras na capital, com a participação dos bailarinos e coreógrafos angolanos e estrangeiros residentes ou não no país.

A programação prevê a realização da oficina “Kizomba na Rua”, atracções turísticas, concertos, seminários, sunsets, safari, praia e piscina, música ao vivo, gastronomia, festas com os melhores Dj`s nacionais e internacionais de kizomba, semba, afro house e kuduro. O programa reserva uma festa de passagem de ano (2019/2020) junto à praia, no salão Patakas, na Ilha do Cabo. Depois da actuação de ontem, o cantor Robertinho e banda foram as atracções do espectáculo realizado no Hotel Diamante. Para o dia de hoje, o programa reserva um espectáculo de música e dança denominada “Festa com kotas que bailam”, às 20h00, no salão Di Maria, na parte baixa de Luanda.

O festival Luanda Semba é o primeiro Festival Internacional de Ritmos Africanos em Angola.

-+=
Sair da versão mobile