Animação debate proteção de jovens negras em meio a discursos perigosos na rede

A campanha ‘Racismo e Bullying: como proteger jovens negras?’ é uma iniciativa de Geledés Instituto da Mulher Negra com o Instagram Brasil e a SafeNet Brasil

FONTEPor Natália de Sena Carneiro*, na Democracia Digital
Foto: Imagine Desenhe

As agressões na vida de jovens negras estão presentes nos espaços escolares e, ao longo dos últimos anos, se estenderam ao ambiente on-line, evidenciando uma estrutura racista imposta a pessoas negras desde muito cedo. Em constantes relatos nas redes sociais, jovens mulheres negras, que passaram por xingamentos e discriminações, falam sobre como esses processos afetam sua juventude.

Ao perceber a importância em abordar esse tema, Geledés Instituto da Mulher Negra se uniu ao Instagram Brasil e à SaferNet Brasil para construir a campanha ‘Racismo e Bullying: como proteger jovens negras?’, uma série de três vídeos animados que propõe um debate sobre os impactos do racismo e do bullying na vida dessas jovens e busca passar conhecimento de forma simples, sobre como podem se proteger. O trabalho desenvolvido destacou como é relevante diferenciar práticas de racismo e de bullying e também debateu temas como evasão escolar e saúde mental.

Um levantamento feito pela TIC Kids Online Brasil em 2019 com crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos aponta que 33% das meninas entrevistadas se referiram à cor ou raça como motivo de sofrer ou testemunhar discriminação. Estes números reforçam a necessidade de pensar mecanismos de defesa e proteção das jovens negras.

O desempenho apresentado na campanha – com mais de 21 mil visualizações somente no primeiro episódio – mostra a potencialidade de trabalhar o imaginário das pessoas, ter jovens negras como protagonistas de suas histórias e conquistas. Guta, personagem de 13 anos que conduz a série de vídeos, reúne esforços para compreender as narrativas de cada capítulo, com o intuito de apresentar a figura de uma menina consciente da potência de suas características raciais.

Dialogar sobre os impactos do racismo e bullying na vida de jovens negras é fundamental para garantir que elas não continuem sendo o alvo preferencial das discriminações no espaço virtual, assim como é urgente a adoção de medidas de proteção e judicialização para a eliminação dessas práticas em nossa sociedade.

Acesse a série de três vídeos no canal do IGTV do @portalgeledes.

*Natália de Sena Carneiro é Coordenadora de Comunicação Institucional de Geledés Instituto da Mulher Negra / Gerenciamento de projetos digitais

-+=
Sair da versão mobile