Antropóloga norte-americana Sheila Walker visita Salvador

O Núcleo de Gênero do Coletivo de Entidades Negras (CEN), entidade nacional do movimento negro, em parceria com a Sepromi – Secretaria de Promoção da Igualdade e a SPM-Secretaria de Politicas para Mulheres, recebe em Salvador a antropóloga norte-americana Sheila S. Walker, diretora-executiva da Afrodiáspora, Inc., organização sem fins lucrativos que cria documentos e materiais didáticos sobre a Diáspora Africana Mundial.

Do Revista Quilombo

Walker foi diretora do Programa de Estudos da Diáspora Africana e professora de Antropologia no SpelmanCollege, uma universidade de mulheres afro-americanas em Atlanta (Georgia), e da Universidade de Texas, em Austin. Nesta última, a PhD foi diretora do Centro de Estudos Africanos e Africanos-Americanos.

Na capital baiana, a professora participará de eventos em comemoração ao Dia da Mulher Afro-LatinoAmericana e Caribenha, que marca o mês  com diversas manifestações afro-feministas. O encontro com Sheila Walker acontece no dia 04 de julho de 2017 às 14h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.

Coordenadora de Gênero do CEN, a pesquisadora Iraildes Andrade explica que, no encontro, Sheila Walker apresentará seu trabalho “Imagens empoderadoras de mulheres negras: da pré-história à diáspora africana de hoje”, com projeção de imagens para mostrar como a mulher pré-histórica mudou a maneira de compreender as origens do ser humano na África e de mulheres negras que influenciaram a história e cultura humana.

Ainda na visita a Salvador,  ela também visitará a Casa de Oxumaré, na Federação, a Feira de São Joaquim, na Calçada, e as sedes do CEN e do Olodum, no Pelourinho.

No final de semana, irá para Ilha de Mar Grande, bairro separado da capital pelas águas da Baía de Todos os Santos. Lá, Sheila Walker visitará o amigo Babalorixá Antônio Carlos, conhecido como Carlinhos do Acarajé, que mora em Miami e estará em obrigação religiosa no terreiro. Ela participará da festa de Ogum do templo.

 

-+=
Sair da versão mobile