Apoio à democracia cresce, mas é menor no Sudeste

Apoio à democracia cresce, mas é menor no Sudeste

Pesquisa Ibope divulgada neste domingo revela que a satisfação dos brasileiros com a democracia cresceu 13 pontos em 2014, atingindo o percentual de 39% dos que se dizem “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com o regime democrático, no melhor nível desde 2010; no entanto, a região Sudeste é aquela que apresenta menor grau de satisfação: 32%, contra 50% no Nordeste; de acordo com o levantamento, o perfil do antidemocrático é o jovem de classe média, morador do Sudeste, com instrução e renda médias; ontem, manifestação em São Paulo apoiou a volta dos militares

247 – A satisfação dos brasileiros com o regime democrático cresceu 13 pontos em 2014 e atingiu o melhor nível desde 2010.

É o que mostra pesquisa Ibope, divulgada neste domingo pelo jornal Estado de S. Paulo. De acordo com o levantamento, 39% dos brasileiros estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o regime democrático.

No entanto, a pesquisa aponta resultados desiguais. O índice de satisfação atinge 50% no Nordeste e apenas 32% no Sudeste.

O mesmo levantamento aponta que existem 22% de brasileiros “nada satisfeitos” com a democracia. “Grupos extremistas são mais estridentes. Têm uma repercussão maior do que sua representatividade social”, diz o cientista Cláudio Couto, da Fundação Getúlio Vargas.

A pesquisa ainda traça o perfil médio do brasileiro antidemocrático. Ele seria jovem, morador do Sudeste, com renda média e nível de escolaridade mediano.

Os dados trazem um fator de perplexidade: por que a região supostamente mais “moderna” do Brasil estaria se transformando também na menos democrática?

Ontem, uma manifestação realizada em São Paulo a pedido do senador Aécio Neves (PSDB-MG), estava coalhada de pessoas com cartazes que pediam a volta dos militares.

 

Fonte: Brasil 247

-+=
Sair da versão mobile