Após empate em votação em comitê, senado inteiro dos EUA vai votar para decidir se aprova a primeira mulher negra na Suprema Corte do país

Se se tornar ministra da Suprema Corte, Jackson será a primeira mulher negra a ocupar nesse cargo.

FONTEG1
Ketanji Brown Jackson em imagem de abril de 2021 — Foto: Tom Williams/ POOL / AFP

A votação no comitê de Justiça do Senado dos Estados Unidos para aprovar o nome da juíza Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte do país deu empate nesta segunda-feira (4) com 11 votos para aprová-la e o mesmo número de votos que a rejeitaram.

Com o empate no comitê, agora, a aprovação de Jackson deverá ser decidida até o fim desta semana, com uma votação entre todos os senadores.

Se se tornar ministra da Suprema Corte, Jackson será a primeira mulher negra a ocupar nesse cargo.

A votação no comitê só foi feita depois de uma série de audiências. Nesses encontros, ficou nítido, mais uma vez, que há uma divisão no Legislativo dos EUA: os senadores do Partido Democrata fizeram elogios a ela, e os representantes do Partido Republicano fizeram perguntas para tentar caracterizá-la como uma ativista liberal perigosa.

O Senado dos EUA é dividido exatamente ao meio, com 50 senadores de cada partido.

Se todos os senadores democratas votarem em Jackson, ela será aprovada (quando há empate no Senado, a vice-presidente Kamala Harris tem um voto de desempate).

Uma senadora republicana, Susan Collins, já disse que votará para aprovar Jackson.

Alguns senadores do Partido Democrata reclamaram do comportamento dos seus colegas do Partido Republicano durante as audiências de Jackson.

-+=
Sair da versão mobile