Após novo ataque à Casa do Mago, secretário fala em ‘milícia religiosa’

Após analisar o novo ataque à Casa do Mago, na madrugada desta quarta-feira, o secretário estadual de Direitos Humanos, Átila A. Nunes, acredita que uma “milícia religiosa” pode estar por trás das ações criminosas. É a terceira vez, em menos de um mês, que o centro espírita, localizado no Humaitá, na Zona Sul do Rio, é alvo de ataques. De acordo com o secretário, as características dos atos indica que eles foram planejados.

Do Extra

Casa do mago no Humaita: três ataques em menos de um mês Foto: Guilherme Pinto/03-08-2017

— Este ato de intolerância religiosa não foi realizado por um “lobo solitário”. Os criminosos, assim como no último ataque, utilizaram uma bomba caseira, feita com pregos, chegaram de carro e com os rostos cobertos. A perseguição não é apenas contra o mago, pois se fosse algo pessoal eles também poderiam agir fora do templo. A perseguição é religiosa. Ao atacarem um templo de matriz africana, que expõe imagens de santos e cultua os orixás, eles atacam a religião e todos os umbandistas e candomblecistas. Isso é intolerância religiosa — explica Átila A. Nunes.

De forma semelhante aos ataques anteriores, integrantes de um bando em um carro lançaram um artefato explosivo no imóvel, localizado na Rua Humaitá, no início da madrugada desta quarta-feira. Três homens teriam participado do crime, que aconteceu, de acordo com testemunhas, por volta da 0h30m.

Conhecido como Mago, Ubirajara Pinheiro, de 63 anos, estava no imóvel no momento em que houve a explosão. Ele contou que se preparava para dormir quando foi surpreendido pelo estrondo vindo da detonação do artefato e que, além disso, ainda ajudou a apagar o fogo. O Mago acredita que esteja sendo vítima de intolerância religiosa.

Durante esta madrugada, ele foi até a delegacia de Botafogo, a 10º DP, para fazer o registro da ocorrência.

-+=
Sair da versão mobile