Após ser cassado na Câmara de Curitiba, Renato Freitas (PT) é eleito deputado estadual

Freitas recebeu mais de 57 mil votos. Ex-vereador perdeu mandato por quebra de decoro em um procedimento repleto de judicializações. Dias antes da eleição, ministro do STF reverteu cassação.

FONTEG1
Renato Freitas - (Foto: Rodrigo Fonseca/Câmara Municipal de Curitiba)

O ex-vereador de Curitiba Renato Freitas (PT) foi eleito deputado estadual pelo Paraná no domingo (2). Renato teve a candidatura deferida somente no dia 1º de outubro, véspera da eleição.

Ele recebeu 57.880 votos.

A candidatura a deputado estadual de Freitas foi aceita sete dias depois da decisão do ministro Luis Roberto Barroso de restabelecer o mandato dele e anular a resolução que decretou a cassação.

Além de Freitas, quatro vereadores de Curitiba foram eleitos deputados. São Ana Júlia Ribeiro (PT), suplente dele; Denian Couto (Pode) e Flávia Francischini (União), todos deputados estaduais. Já a vereadora Carol Dartora (PT) foi eleita deputada federal.

Pelas redes sociais, Freitas celebrou a vitória.

“Fé em Deus e nas atitudes corretas, o resto é consequência”.

Cassação

Em junho deste ano, Freitas perdeu o mandato na Câmara de Curitiba como resultado de um procedimento administrativo que o acusava de quebra de decoro. Ele respondeu sob a alegação de invadir a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em fevereiro, durante uma manifestação antirracista.

O processo foi marcado por judicializações.

Em 5 de julho, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu a sessão da CMC que cassou o mandato do vereador. Porém, um mês depois, em 5 de agosto, com 23 votos favoráveis, Renato Freitas perdeu novamente o mandato na Câmara de Curitiba.

A defesa de Freitas levou o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF), e em 23 de setembro o ministro Luís Roberto Barroso determinou o restabelecimento do mandato do vereador, o que não tinha sido cumprido até o dia da eleição.

-+=
Sair da versão mobile