Aprovado fim da revista íntima de mulheres nos presídios do RJ

VITÓRIA! APROVADO FIM DA REVISTA ÍNTIMA

Marcelo Freixo (original facebook), no Mamapress

“Eu vi muita coisa ruim. Uma senhora bem velhinha, magrinha, foi obrigada a ficar nua também. Tímida, ela tentou cobrir a genitália com as duas mãozinhas. Nossa, teve que ouvir coisas absurdas. A agente disse: ‘Você não teve vergonha de usar isso pra fabricar bandido pra encher o saco da gente, agora tem vergonha de mostrar?’. Ela tremia de medo. E eu não podia falar nada, porque, se eu reagisse, sabia que meu filho seria espancado”. Essa história foi contada por dona Cremilda, que fez visitas regulares ao filho, ex-detento, durante os 12 meses em que ele esteve na prisão.”

O projeto de minha autoria  e outros deputados, que substitui a revista íntima – conhecida como vexatória – pela mecânica nos presídios do Rio de Janeiro, foi aprovado na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 10 de março.

Agradecemos imensamente a sociedade e instituições civis que se mobilizaram para esta vitória da dignidade humana. A participação de vocês foi essencial! Esta é uma luta de anos e é em nome dos “ninguéns” – de Eduardo Galeano – dos invisíveis, daqueles que passam uma parte enorme das suas vidas encostados nos muros da amnésia que representa o Sistema Penitenciário.

O Estado não pode violar a dignidade das pessoas e nem estender a pena aos familiares dos detentos. Vale lembrar que a revista vexatória já é proibida nos presídios federais e em São Paulo, estado que tem a maior população carcerária do Brasil. Temos de lembrar que a família dos presos também é afetada com o encarceramento, e as principais vítimas são as mulheres: mães, filhas, companheiras etc. São mulheres de todas as idades, que são obrigadas a passar por uma revista humilhante, ilegal e vexatória. A família é fundamental para a ressocialização do preso e muitas vezes esse elo é quebrado porque as pessoas não querem se submeter a esse processo degradante.

A revista mecânica, com raio-x, detectores de metais e outros instrumentos tecnológicos, já é aplicada em aeroportos, agências bancárias e consulados. Por que a violação da dignidade ainda é mantida no Sistema Prisional? Nosso projeto pretende dar um fim a esta realidade e esperamos que o Governo de Estado do Rio de Janeiro tenha a sensibilidade e sancione a lei.

Uma vitória necessária na semana em que se comemora o dia internacional de luta das mulheres!

Aqui uma demonstração da  campanha convocando para este dia inesquecível para toas as mulheres de nosso estado.

revista-c3adntima-2

NÓS NÃO CONCORDAMOS COM A REVISTA VEXATÓRIA

“Eu vi muita coisa ruim. Uma senhora bem velhinha, magrinha, foi obrigada a ficar nua também. Tímida, ela tentou cobrir a genitália com as duas mãozinhas. Nossa, teve que ouvir coisas absurdas. A agente disse: ‘Você não teve vergonha de usar isso pra fabricar bandido pra encher o saco da gente, agora tem vergonha de mostrar?’. Ela tremia de medo. E eu não podia falar nada, porque, se eu reagisse, sabia que meu filho seria espancado”. Essa história foi contada por dona Cremilda, que fez visitas regulares ao filho, ex-detento, durante os 12 meses em que ele esteve na prisão. Leia a matéria na íntegra: http://goo.gl/jzcQgY

Nesta terça-feira (10/3), a Alerj irá votar nosso projeto de lei que substitui a revista íntima pela revista mecânica nos presídios do Rio de Janeiro. Venha! Sua pressão é fundamental!

Nossa proposta é mudar esta realidade para uma revista mecânica e não manual, com detectores de metais, aparelhos de raio-x, entre outras tecnologias que são mais eficazes e preservam a integridade física, psicológica e moral do revistado. A revista mecânica já é utilizada em outros estados do Brasil e mostrou sua eficácia.

A Alerj fica Rua 1º de Março, s/n – Centro. Obs.: Homens não podem entrar de bermuda.

-+=
Sair da versão mobile