Artista cria novo modo de mostrar sua comunidade para o mundo

O artista Dágson Silva mora no Morro das Pedras, em Belo Horizonte. Ele estava cansado de ver seu bairro ser passado na TV apenas para falar sobre matérias de criminalidade, mostrando a parte negativa e escondendo a positiva.

Por Isabela Faggiani no Onnda

Ele ouvia helicópteros sobrevoando o Morro das Pedras e fazendo imagens aéreas para falar mal do local. Então, teve uma ideia: iria aproveitar as imagens aéreas das emissoras de TV para passar uma nova imagem do bairro à população.

Dágson começou a se envolver com a arte de rua quando tinha 15 anos de idade. Desde então, não parou mais de grafitar. Deixou sua arte exposta nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. E também expandiu os olhares para fora do Brasil. Na França, marcou as ruas de Paris, Lyon, Saint-Étienne e Belley.

Em sua comunidade, ele decidiu pintar as lajes das casas, mostrar para o mundo outra coisa que não seja os tetos feios, miseráveis e com a cara que os telejornais tanto gostavam para falar de crimes.

Grande parte dos moradores do Morro das Pedras vem do interior, da zona rural, de comunidade indígena ou quilombola, por isso os rostos que Dágson pinta retratam isso. A representatividade em seus desenhos está muito presente. E o resultado visto de cima é um lindo mosaico de rostos.

artista-bh-morro-das-pedras

-+=
Sair da versão mobile