As mulheres falaram, Biden ganhou

FONTEPor Soledad Fox Maura, do El País
Apoiadoras escutam em Washington a notícia da vitória de Biden. (Foto: WILL OLIVER / EFE)

Apesar dos horrores de 2020, neste outono boreal estou com um otimismo renovado. E isso se deve, em grande parte, à nova vida que algumas mulheres nos Estados Unidos injetaram no processo democrático. Graças a políticas como Stacy Abrams e Alexandria Ocasio-Cortez e a jornalistas como Soledad O’Brien, descobri que, como diz a canção de Marisol, a vida também pode ser uma tômbola de luz e de cor.

Já em 7 de agosto de 2020, num artigo do Brookings Institute, Michael Hais e Morley Winograd afirmavam: “Em quase todos os Estados e municípios dos EUA, as mulheres estão assumindo as rédeas do voto e do futuro.” Previam que o impacto do voto da mulher teria como resultado a vitória de Joseph Biden e uma maioria democrata no Senado. Tinham razão. A participação nestas eleições foi excepcional. E não foi algo casual, mas o resultado do trabalho duro e da inspiração de várias pessoas importantes.

As mulheres dedicadas à política nos EUA têm inúmeros registros. Hoje não se sentem obrigadas a tentar imitar seus colegas masculinos e não se intimidam quando alguém as insulta por uma questão de gênero, raça ou etnia, como Ocasio-Cortez demonstrou mais de uma vez.

Leia a matéria completa aqui 

-+=
Sair da versão mobile