As novas caras da moda Brasileira

Enviado por / FontePor SARA LEE, da Raça

Jordana Rosa e a nossa capa, a modelo Gabriela Gomes, que posa com vestido simples estampado que valoriza a silhueta da mulher sem marcá-la demais. As cores dão um toque especial na peça com um efeito aquarelado

Ela tem 20 anos mas trabalha como consultora de moda na cidade onde nasceu – Lorena, no interior de São Paulo –, desde os 15. Quando se mudou para a capital, seu primeiro trabalho foi para a grife Cresposim, no evento Fashion Black. Desde então, ela não parou mais, passando pela Casa dos Criadores, como estagiária, e pela São Paulo Fashion Week (SPFW). Jordana também esteve como assistente de modelista da marca Carlos Miele, em que desenvolveu bastante o seu potencial em modelagem. Atualmente, trabalha como designer para a marca JustKidding, e como consultora de moda no salão Rosas Shekinah, em parceria com a maquiadora Janayra Martins. Ela ainda encontra tempo para realizar produções de moda para books e ensaios fotográficos, enquanto cursa o último semestre em Design de Moda na Faculdade Anhembi Morumbi.

INTERESSE POR MODA

Comecei a me interessar por moda quando não achei um vestido de 15 anos para a minha festa e desenhei para a minha avó confeccionar. Desde então, me interessei em ler revistas e pesquisar na internet até fazer o meu primeiro curso na área de moda, quando estava no terceiro ano do ensino médio.

INSPIRAÇÃO

Minhas referências vão além da moda, vem de casa. Minha avó Abigail, costureira, é a maior delas. Minhas inspirações aparecem, principalmente, da música, do soul, do hip hop e do rock and roll. Não tenho inspiração específica da área de moda, geralmente os conceitos me movem e me levam a pesquisar e a estudar diversas áreas que possam servir de objeto para que eu possa desenvolver o meu trabalho.

DIFICULDADES PROFISSIONAIS

As dificuldades sempre existem, o mais difícil realmente é ter que ficar longe da minha família. Mas o importante é não desanimar e utilizar os obstáculos como apoio e oportunidade de crescimento próprio.

REALITY SHOW DE MODA

Acho que são excelentes quanto a visibilidade que é dada aos participantes, agora, vai muito de cada um mostrar o tipo de profissional que é o seu talento, e aproveitar tudo de maneira positiva.

PANORAMA DO MERCADO ATUAL

O mercado nacional é restrito, assim como todo o mercado de moda. É importante se relacionar bem com o pessoal da área, se destacar pelo seu talento e explorar todas as oportunidades. Quanto às oportunidades para os negros, tudo é uma questão de buscar uma boa formação e ser competente. O mercado é para todos, mas sem estudo não se chega a lugar algum.

COTAS NAS PASSARELAS

Não sou a favor das cotas nos desfiles. O conceito de criação de um estilista, assim como o casting escolhido, deve ser respeitado. Porém, aprendi que a moda é o reflexo da sociedade e os negros fazem parte do rosto do Brasil. Gosto de assistir um desfile e ver modelos negros e me identificar com as roupas, me sentir parte da obra do estilista. Isso é importante!

O QUE PODE MELHORAR NO MERCADO DA MODA

O mercado da moda é bem concorrido. As oportunidades de estágio e primeiro emprego na área são sempre difíceis, como em qualquer outra. Mas elas sempre podem melhorar, né? Mas não é fácil conseguir um bom estágio na área

PRETENSÃO PARA O FUTURO

Crescer junto com a marca que estou trabalhando, a JustKiddig Wear, crescer como produtora de moda e consultora. Enfim, dominar as áreas nas quais eu descobri o meu amor pela moda e estar entre os profissionais tops do mercado.

 

 

 

+ sobre o tema

Mick Jagger está produzindo cinebiografia sobre James Brown

A trajetória do rei do soul vai virar filme....

Lauryn Hill começa a cumprir pena de três meses na prisão

Lauryn Hill já está presa. Ed Ross, porta-voz do...

Naomi Campbell adere a campanha contra o racismo nas passarelas

Bethann Hardison, conhecida como guru do universo fashion, lançou...

Camila Pitanga: ‘O que faz as pessoas não se ouvirem e não respeitarem diferenças?’

A atriz fala sobre racismo no “horário nobre”, as...

para lembrar

Ludmilla destaca referências negras na música: ‘Elza Soares e Alcione são símbolos’

Prestes a lançar seu segundo disco, Ludmilla marca território...

Angolanos disputam prémios africanos

C4 Pedro, NGA e Preto Show concorrem aos prémios...

Herói de série da Netflix questiona racismo

As séries produzidas pela plataforma de streaming Netflix têm...

Serena Williams aceita pedido de casamento de fundador de rede social

A tenista Serena Williams está noiva. A americana anunciou...
spot_imgspot_img

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Influenciadoras negras lutam para ser valorizadas pelas marcas

Ao navegar pelo Instagram é possível encontrar muitas pessoas que trabalham produzindo conteúdo digital sobre diversos assuntos. Um nicho que fez muito sucesso nos...
-+=