Atletas de países com ebola não poderão competir nos Jogos Olímpicos da Juventude na China

Comitê Olímpico Internacional proibiu africanos de participar nas modalidades de combate e de natação

GENEBRA – A segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, que começam neste sábado em Nanquim, na China, terá alguns desfalques pelo surto do ebola. Atletas procedentes de regiões infectadas não poderão participar nas modalidades de combate nem de natação, de acordo com um comunicado do Comitê Olímpico Internacional (COI). A decisão foi tomada após consulta do COI com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as autoridades chinesas.

Durante as duas semanas de competição, os atletas que vieram de regiões mais afetadas pela doença serão submetidos diariamente a exames físicos e terão a temperatura medida. “Lamentamos que por este problema alguns jovens atletas sofram em dobro, pela angústia provocada pela epidemia em seus países de origem e por não poderem participar nos Jogos”, informou a nota.

O presidente do COI, Thomas Bach, afirmou que algumas medidas de precaução foram tomadas “para garantir a segurança de jovens atletas” participando nos Jogos Olímpicos da Juventude.

O cônsul geral da Nigéria, Eniola Ayorinde Otepola, disse que estava no processo de mandar para casa a delegação com 19 funcionários e jovens atletas pelo tratamento que receberam na China nesta semana.

– Nossa moral não está muito alta – disse Otepola ao jornal “Los Angeles Times”.

Segundo ele, os atletas estavam muito animados de participar em um evento internacional e chegar para enfrentar esse tipo de estigma e desconfiança não vai permitir que eles tenham um bom desempenho.

Serra Leoa e Libéria decidiram nem ir à China.

O evento, que teve sua primeira edição em Cingapura em 2007, tem a participação de atletas de 15 a 18 anos.

Fonte:O Globo

-+=
Sair da versão mobile