Ator de ‘Star Trek’ diz que Sulu é o primeiro personagem gay da franquia

A icônica franquia Star Trek está em via de completar 50 anos de idade. E nada mais pertinente que trazer a ela uma novidade.

Por Caio Delcolli

Em recente entrevista ao Herald Sun, o ator John Cho afirmou que seu personagem, o Tenente Hikaru Sulu, será o primeiro abertamente gay da série.

Segundo o jornal australiano, em uma cena do novo filme, Star Trek: Sem Fronteiras, o querido membro da tropa multicultural da Enterprise aparecerá com seu parceiro de mesmo sexo e a filha de ambos. A ideia é mostrá-los da forma mais natural possível.

“Eu gostei da abordagem”, disse Cho ao Herald Sun, “que é a de não fazer disso uma grande coisa. Espero que seja nesse sentido que nós estejamos indo enquanto espécie, para não politizar a orientação pessoal de alguém.”

A intenção é homenagear George Takei, intérprete de Sulu no seriado clássico dos anos 1960. O ator é gay e ativista dos direitos LGBT – no tempo em que a série foi exibida na TV, ele não saiu do armário por medo de ter a carreira prejudicada.

O diretor do filme, Justin Lin, e o corroteirista Simon Pegg – também intérprete do carismático Scotty – tomaram a decisão com Takei, de acordo com Cho.

Pegg comemorou no Twitter. “Orgulho”, escreveu:

 

Star Trek, como os fãs já bem sabem, é uma franquia que dá passos progressistas.

Na série original, por exemplo, a Tenente Uhura, vivida por Nichelle Nichols, é considerada uma das primeiras grandes personagens negras da TV dos Estados Unidos. Além disso, ela protagonizou com o Capitão Kirk (William Shatner) um dos primeiros beijos inter-raciais da TV do país.

Abaixo, o trailer de Sem Fronteiras, que por si só já promete bastante emoção:

Cho dá vida a Hulu pela terceira vez: antes, ele interpretou o Tenente em Além da Escuridão – Star Trek (2013) e Star Trek (2009).

O longa estreia no Brasil em 1º de setembro. No dia 8 do mesmo mês, a franquia assopra suas 50 velinhas.

-+=
Sair da versão mobile