Atriz Lupita Nyong’o fala sobre preconceito com cabelo crespo: “É visto como incivilizado ou selvagem”

Vencedora do Oscar, com mais de dez filmes no currículo, eleita mulher mais bonita do mundo pela revista People e… discriminada por ter cabelos crespos. Lupita Nyong’o falou sobre o assunto em entrevista à Revista Porter. A atriz é a capa da edição de setembro da publicação.

Da Revista Donna 

“Meu cabelo, historicamente, tem sido evitado. Quero dizer, com que frequência você ouve: ‘Você não vai conseguir emprego com um cabelo assim’?”, questionou a atriz de 35 anos, em entrevista à revista.

“Natural, africano, o cabelo crespo – muitas vezes é visto como incivilizado ou selvagem”, completou Lupita.

Ela lembrou um episódio envolvendo a revista inglesa Grazia. No ano passado, a atriz fez um post em seu perfil no Twitter criticando a publicação por ter alterado seu cabelo na imagem de capa.

“Estou desapontada que @GraziaUK me convidou para ser capa e, em seguida, editou meu cabelo para caber em sua noção de como um cabelo bonito parece”, escreveu. Ela usou a hashtag #dtmh, que significa “don’t touch my hair” (“não toque no meu cabelo”, na tradução), frase que ficou famosa com Solange Knowles. A revista Grazia se desculpou.

“Ser capa de uma revista me saisfaz, pois é uma oportunidade de mostrar a outras pessoas negras, de cabelos crespos e particularmente nossos filhos, que eles são lindos do jeito que são”, afirmou Lupita na época.

-+=
Sair da versão mobile