Awid reuniu 2 mil ativistas de 140 países

O 13° Fórum Internacional da AWID reuniu 2 mil mulheres de mais de 100 países na Costa do Suipe – Bahia/Brasil. Foram quatro dias onde mulheres discutiram sobre acessibilidade, sustentabilidade, direitos reprodutivos,segurança digital, igualdade de gênero, violência contra mulher, direitos das mulheres indígenas, quilombolas , futuro feminista, feminismo negros, racismo institucional, direitos LGBTQI, aborto, entre outros. Foram quatro dias, onde os/as participantes do 13° Fórum Internacional puderam aprender uns/umas com os/as outros/outras e trocar diversas experiencias. Durante esses quatro dias participantes prestaram solidariedade as/os participantes do evento.

 

Por Natália Sena para o Portal Geledés 

 

fora-temer3

Manifestação contra o atual governo do Brasil – Foto: Claudia Ferreira

 

Feminismo Negro 

Anterior ao 13° Fórum Internacional da AWID foram separado dois para o Fórum Feminismos Negros um espaço que trouxe feministas negras que estão na linha de frente da luta global por justiça social, feminismos negros puderam se encontrar com diversos setores, regiões e identidades de toda a diáspora, a fim de explorar, dialogar, debater e compartilhar as interseções de lutas e ativismos.

 

#FuturosFeministas Na #AWIDForum, ONU Mulheres se reúne com #mulheresnegras e fortalece parceria pelo fim do racismo – Foto: ONU Mulheres

 

Durante o AWID ativistas negras brasileiras falaram sobre as suas esperanças pós a Marcha das Mulheres Negras que aconteceu em Brasilia no ano de 2015 e reuniu mais de 50 mil mulheres. Foram também destacados assuntos como racismo, feminicidio das mulheres negras, territorialidades , genocídio dos jovens negros, a agenda de jovens negras,direitos das trabalhadoras domésticas,  a atual situação politica do Brasil e as inseguranças das mulheres negras pós golpe e outros assuntos.

 

Ativistas puderam saber com as mulheres do movimento Black Lives Matter atuam nos EUA  os desafios que mulheres africanas, as lutas de jovens ativistas por uma africa melhor.

 

#MulheresNegras entregam para a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, dossiê sobre a situação das afro-brasileiras. #DécadaAfrocom AMNB-Articulacão – Foto: ONU Mulheres

 

No ultimo dia da AWID as organizações Criola (Rio de Janeiro) e Geledés (São Paulo) e a AMNB –Articulação de Mulheres Negras Brasileiras laçaram o Dossiê sobre a situação dos direitos humanos das mulheres negras no Brasil: Violências e Violações.

 

Juntas e Conectadas: mulheres compartilham umas com as outras como construir uma internet segura para os movimentos feministas

 

Uma internet segura para o feminismo

Mulheres compartilharam umas com as outras os meios de segurança com que utilizam a internet e as formas mais seguras de se fazer um ativismo seguro no mundo digital. Temas como a importância de uma internet livre e aberta, liberdade de expressão nas redes e como o ativismo digital ajudam a empoderar mulheres foram debatidos.

 

Acessibilidade

O  13° Fórum Internacional contou com a presença de diversas ativistas que lutam pelo direito de pessoas deficientes, representantes alertaram da importância das mulheres com deficiência estarem nas agendas feministas e as dificuldades de viver um uma sociedade não inclusiva.

 

 

Durante o evento aconteceram mais de 130 sessões com duração de duas horas e de  interesses para diversos movimentos.

O 13° Fórum Internacional da AWID  ocorreu nos dias 8, 9 , 10 e 11 de setembro no Resort Costa do Sauípe, Bahia, Brasil, quem não pode ir ao evento pôde acompanhar as participantes através das hashtags #blackfeminisms , #awidforum e#feministfutires

Acompanhe também no Instagram do Portal Geledés

-+=
Sair da versão mobile