Bahia registra 15.751 casos de violência contra a mulher em 135 dias

O Estado da Bahia registrou 15.751 casos de violência contra a mulher de 1º de janeiro até o dia 15 de maio deste ano, conforme dados da Coordernação de Documentação e Estatística Policial (CDEP). O balanço foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado, nesta sexta-feira.

por Jéssica Lauritzen no Extra

Entre as ocorrências, referentes a vítimas do sexo feminino e maiores de 18 anos, há os crimes de feminicídio, homicídio doloso, tentativa de homicídio, lesão corporal dolosa, ameaça e estupro. Deste último crime, houve 158 casos.

Do total, 125 mulheres foram assassinadas no estado, sendo que 14 casos foram enquadrados como feminicídio; nenhum deles na capital.

Os registros de lesão corporal dolosa e de ameaça foram os que apresentaram índices mais altos nas três regiões consideradas neste informe – Salvador, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Interior -, somando um total de 15.350 ocorrências no estado.

Também na manhã desta sexta-feira, o governo anunciou a inauguração da nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), na cidade de Paulo Afonso, onde já está em curso a Operação Ronda Maria da Penha, há um ano.

Em 2016, o município registrou 1.400 ocorrências contra a mulher. Somente este ano, já foram 500, a maior parte referente a ameaças, segundo a delegada Juliana Fontes Barbosa, titular da especializada.

-+=
Sair da versão mobile