O Banco do Brasil (BB) abre, nesta-seguda-feira, as inscrições do concurso para escriturário. As 2.499 vagas são para formação de cadastro de reserva em 15 estados. O salário é de R$ 2.227,26 para uma jornada de 30 horas semanais. Os participantes devem ter ensino médio completo e, no mínimo, 18 anos de idade na data da admissão.
Do: Extra
As inscrições poderão ser até 19 de janeiro no site da Fundação Cesgranrio. A taxa de participação é de R$ 40. Os integrantes de famílias de baixa renda cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal poderão pedir isenção da taxa de inscrição até o dia 29 de dezembro também pelo site.
Distribuição das oportunidades
As vagas da seleção externa serão oferecidas no Acre, Amapá, Amazonas (exceto para as cidades de São Gabriel da Cachoeira, Caruari, Coari, Tefé, Eirunepé, Tabatinga, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Boca do Acre), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (exceto para as cidades Chapecó, Joinville, Palhoça, São Carlos e Videira) e Sergipe.
O concurso terá 5% das vagas destinadas a pessoas com deficiência, e 20% para pessoas negras ou pardas.
Concursos anteriores
De acordo com o edital, ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade, dos candidatos classificados nas seleções externas 2012/003, 2013/001 e 2013/002 até o término da validade dos processos seletivos (15/04/2015, 26/09/2015 e 08/05/2015 – podendo ser prorrogadas) ou o esgotamento da reserva de candidatos aprovados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Processo seletivo
O processo seletivo será composto por provas objetivas, redação, perícias médicas e procedimentos admissionais. Os locais de prova devem ser divulgados a partir do dia 11 de março.
As provas terão 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos. A prova de conhecimentos básicos, com valor total de 30 pontos, incluirá as seguintes disciplinas Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático e atualidades do, mercado financeiro. Já a prova de conhecimentos específicos, que corresponde a 70% da nota do exame, incluirá as seguintes disciplinas: cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento, domínio produtivo da informática, conhecimentos bancários e língua inglesa.
Segundo as regras divulgadas no edital, será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 55% do total da pontuação do conjunto das provas objetivas ou obtiver aproveitamento inferior a 45% do total da pontuação da prova objetiva de conhecimentos básicos ou obtiver aproveitamento inferior a 55% do total da pontuação da prova objetiva de conhecimentos específicos.
Também será eliminado o participante que tirar nota zero em qualquer uma das diciplinas de conhecimentos básicos ou específicos.
Os candidatos devem fazer uma redação, que valerá 100 pontos. Serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 65 pontos nesta etapa.
Atribuições do cargo
De acordo com o edital, os escriturários serão responsáveis pela comercialização de produtos e serviços do BB, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados e execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.
Leia mais sobre Mercado de Trabalho