Barco-Hospital Papa Francisco já está em ação, atendendo 700 mil na Amazônia

“Estamos diante de um milagre”, resume dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos

Do Aleteia Brasil 

Foto do Barco-Hospital Papa Francisco
Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (Foto:Imagem retirada do site Aleteia Brasil)

Já é uma realidade o atendimento básico de saúde a cerca de 700 mil ribeirinhos que vivem ao longo do Rio Amazonas no Estado do Pará, região norte do Brasil, graças ao Barco-Hospital Papa Francisco, que leva médicos e consagrados até cerca de mil comunidades de 12 municípios. Neste mês, cerimônias oficiais em diversos pontos de parada receberam a embarcação festivamente, inaugurando os seus serviços que suprem as históricas ausências do Estado na imensidão amazônica.

Além da saúde física, a iniciativa transporta ainda saúde espiritual, já que sacerdotes e freiras também singram o gigante Amazonas a bordo do barco-hospital para atender uma população que convive com sérias limitações de mobilidade e acesso a todo tipo de serviço.

Um pedido do próprio Papa

O projeto foi solicitado pelo pontífice durante um encontro com os frades da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, no Rio de Janeiro, em 2013. A diocese de Óbidos se engajou na resposta ao pedido do Papa com o apoio dos frades franciscanos, do Ministério Público do Trabalho de São Paulo e do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos e presidente da CNBB Norte 2, e o frei Francisco Belotti, fundador da Fraternidade, estiveram no Vaticano em novembro de 2018 para apresentar o projeto ao Papa Francisco.

Dom Bernardo conta:

“Muita gente, sobretudo no interior, já não vai mais para a cidade procurar um médico e fica doente em casa. E, a partir disso, pensamos que poderia ser um barco, que fosse até as comunidades. Se as pessoas não vão até o hospital, o hospital vai até eles. E assim nasceu essa ideia, que se tornou um sonho e que surgiu às margens do Rio Amazonas, olhando pra ele”.

Como será o atendimento

Além dos frades e voluntários, a comitiva que percorre o trajeto hidroviário também é composta pela tripulação da Marinha Mercante e por uma equipe de saúde que reúne religiosas das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, de São José dos Campos. Já existe uma lista de médicos interessados em ajudar no atendimento.

O Barco-Hospital está se preparando para fazer expedições de 10 dias, com base em Óbidos, para realizar os atendimentos de atenção básica à saúde, além de ações e exames para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer da população ribeirinha daquela região amazônica. Para tanto, a embarcação oferece consultórios, centro cirúrgico, laboratórios, leitos de enfermaria e salas especiais, como a de vacinação, além de equipamentos para realizar os exames.

Os casos de maior complexidade serão encaminhados aos hospitais de base de Óbidos, Juruti e Alenquer.

Com informações do Vatican News

-+=
Sair da versão mobile