BASQUETE: EUA criam liga só para jogadores brancos

Uma nova liga americana de basquete promete gerar muita polêmica. A competição, que está programada para começar em junho, será disputada exclusivamente por jogadores americanos brancos. As informações são do jornal americano “The Augusta Chronicle”.

Em um comunicado encaminhado à imprensa, os organizadores da nova liga deixaram claro que só os

jogadores nascidos nos Estados Unidos e com os pais da raça caucasiana são elegíveis para participar“.

Uma das 12 cidades americanas apontadas para formar seu time para participar da liga já se manifestou contra a iniciativa. O prefeito de Augusta afirmou que não vai apoiar esste tipo de competição.

– Como um entusiasta dos esportes, sempre apoiei atividades desportivas para Augusta. No entanto, neste caso, eu não podia apoiar em sã consciência algo que não se encaixava com o espírito de inclusão que eu e muitos outros temos trabalhado arduamente para promover em nossa cidade – disse Deke Copenhaver.

O presidente da liga, Don Lewis, garantiu que não trata-se de racismo.

– Não há nada de ódio no que estamos fazendo. Eu não odeio ninguém de cor. Mas as pessoas brancas, os cidadãos norte-americanos estão em minoria agora. Você gostaria de ir a uma partida e se preocupar com um jogador te ameaçando ou atacando nos vestiários? Essa é a cultura de hoje, e, em um país livre, devemos ter o direito de nos mover para uma direção melhor – defendeu-se Lewis, citando o caso de Gilbert Arenas, do Washington Wizards, suspenso por tempo indeterminado da NBA por ter levado armas de fogo a um ginásio no início de janeiro.

Fonte: Resistência Blog

-+=
Sair da versão mobile