Bem Viver na TV: “Debate sobre racismo no Brasil não acontece separado do geral”, diz Belchior

No mês da consciência negra, programa traz uma edição especial com o debate da relação entre bem viver e racismo

FONTEDo Brasil de Fato
Douglas Belchior (Foto: Marlene Bargamo/Folhapress)

Esta edição do Bem Viver, produzido pelo Brasil de Fato, traz mais um programa cheio de conteúdo especial pelo mês da consciência negra.

No quadro de Entrevista, o professor e ativista Douglas Belchior bate um papo sobre o bem viver da população negra. 

“A gente luta por esse momento no tempo e no espaço, em que o bem viver seja uma prática promovida entre nós na dinâmica da sociabilidade geral das relações, mas, sobretudo, que seja um valor respeitado e colocado em prática pelo estado, pelos governos, pelos pelas estruturas institucionais que são aquelas que tem poder e condições de levar valores, práticas e garantir garantia de direitos pra todo o território nacional”, afirma o integrante da Coalizão Negra por Direitos, que também aponta caminhos para o combate ao racismo e para o fim da desigualdade racial.

“O debate sobre racismo no Brasil não acontece separado do debate geral, porque o racismo, pra nós no movimento negro, é pano de fundo das desigualdades e injustiças sociais que o nosso país enfrenta. Não é possível, portanto, nenhuma dimensão da política brasileira ela pode ser realizada sem levar conta que o nosso país é um país de maioria negra”, avalia Belchior.

E tem mais…

Momento Agroecológico traz as hortas comunitárias da Uneafro Brasil, que promove soberania alimentar nas periferias.  

Neste ano marcam-se os 140 anos da morte de Luiz Gama, uma das figuras mais emblemáticas do movimento negro no Brasil. O Mosaico Cultural traz essa trajetória e legado. 

E tem também um salve da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, com a militante e jornalista Juliana Borges

Comida de Verdade

No Comida de Verdade, a chef Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, traz o passo a passo para fazer paçoca de amendoim caseira.

Ingredientes: 
2 xícaras de amendoim torrado sem sal e sem pele
Até 1 xícara de açúcar mascavo
2 a 3 colheres de farinha de milho ou de mandioca
1 colher café de sal

Modo de Preparo:
Comece triturando o amendoim no processador ou no liquidificador na função pulsar. Vá soltando com a colher a medida que bate, até ele virar uma farinha  úmida, quando indo pro lado da pasta.

Junte o açúcar, o sal e a farinha batendo até virar uma farofa úmida por conta do óleo do próprio amendoim.

Coloque em forminhas ou aros, pressionando para ficar no formato das fôrmas. Também pode usar sem prensar, fica uma delicia com sorvetes e outras sobremesas.

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital; na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital, e UnBTV em Brasília no Canal 15 da NET. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30.

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

-+=