Beyoncé é tema de curso sobre feminismo negro e questões raciais em universidade norte-americana

(Photo by Richard Corkery/NY Daily News Archive via Getty Images)

Que tal estudar e curtir a Queen B ao mesmo tempo? A Universidade do Texas, nos Estados Unidos, criou um curso chamado “Mulheres Negras, Beyoncé & Cultura Popular”, que visa abordar temáticas sobre feminismo negro, questões raciais, empoderamento feminino e cultura africana.

Do PoP

A novidade foi proposta pela professora Kinitra D. Brook, que usa o álbum “Lemonade” em suas aulas. Em entrevista ao site Mic, ela explica que a ideia surgiu a partir do programa de estudos “Lemonade Syllabus”, disponível na internet pela educadora Candice Benbow, que reúne diferentes referências e trabalhos que explicam toda a representatividade presente no último álbum de Beyoncé.

“Os estudantes percebem que esses grandes tópicos estão interconectados. Todos conseguem se juntar para falar de Beyoncé, mas em um mês de aula nós já focamos em muito mais. (…) Eu gosto muito da Beyoncé porque ela conseguiu envolver nesses assuntos muitas pessoas que normalmente não estariam interessadas em feminismo negro, em práticas religiosas da África Ocidental. (…) Estudar raça, gênero, classe e teoria da cultura pop é muito divertido… e muito difícil. Reveja sua maturidade e capacidade de lidar com um curso tão auto-orientado. Não há vergonha alguma em decidir que você não está pronto“, conta a professora.

O curso conta com três aulas semanais e um total de 40 vagas, iniciando em dezembro com uma análise da faixa “Formation” e encerrando com “All Night”

Reprodução/Youtube/Formation
-+=
Sair da versão mobile