Beyoncé lidera lista do Grammy com 10 indicações

Enviado por / FonteDo Terra

A cantora Beyoncé conseguiu o maior número de indicações para a 52ª edição do Grammy, concorrendo a 10 prêmios, incluindo Álbum do Ano, por I Am…Sasha Fierce, Música do Ano, por Single Ladies (Put a Ring On It) e Gravação do Ano, por Halo. O anúncio dos indicados ao 52º Grammy aconteceu na noite de quarta-feira (2), em Los Angeles – a premiação acontece no dia 31 de janeiro de 2010. Pela segunda vez consecutiva, as 109 indicações foram divulgadas acompanhadas de um show, transmitido pela TV, com apresentações do grupo Black Eyed Peas, o rapper LL Cool J e o cantor Maxwell, entre outras performances.

Uma forte concorrente de Beyoncé ao título de mais premiada da noite, em janeiro, é a atual sensação da música country, Taylor Swift. A loirinha de 19 anos (faz 20 no dia 13 de dezembmro), que foi a segunda artista mais vendida em 2009, atrás apenas de Michael Jackson, conseguiu oito indicações. Ela concorre diretamente com Beyoncé nas categorias Álbum do Ano, por Fearless, e Gravação do Ano, pelo hit You Belong With Me.

“Ser reconhecida pelo Grammy é a maior honra”, disse Swift logo depois das indicações. “Minha vida, nos meus últimos meses, tem sido um sonho que não para de se tornar realidade”, afirmou.

Essa disputa promete. No último VMA da MTV, em setembro, as duas coadjuvaram um dos momentos mais constrangedores da história das premiações musicais, protagonizado pelo rapper Kanye West. O músico, após anunciar o prêmio de Melhor Vídeo Feminino para Taylor, fez um discurso revelando sua preferência à Beyoncé e criticando a organização por ter dado o prêmio a Taylor – atitude vaiada pela plateia de ilustres colegas da música.

Outros campeões de indicações Lady Gaga também foi indicada nas três principais categorias. A cantora excêntrica recebeu cinco nomeações.

O álbum The Fame foi indicado como Melhor do Ano e Poker Face recebeu indicações nas categorias de Gravação e Música do Ano.

As outras nomeações de álbum do ano foram para The E.N.D, do Black Eyed Peas, e Big Whiskey and the Groogrux King, da Dave Matthews Band. O Black Eyed Peas conseguiu no total seis nomeações, incluindo I Gotta Feeling como Gravação do Ano. Kings Of Leon completou a relação de melhores gravações do ano com Use Somebody. A banda americana também foi indicada na categoria Música do Ano, com Pretty Wings.

Ao lado dos Black Eyed Peas, Maxwell e Kanye West também conseguiram seis indicações. Jay-Z e David Guetta concorrem a cinco prêmios.

+ sobre o tema

Karol Conka lança novo disco sobre negritude, empoderamento e sexualidade

Conhecida no cenário rap, Karol Conka resolveu explorar mais...

Descolonizando o Conhecimento: uma palestra-performance de Grada Kilomba

06/03, das 16h às 18h|Local: CCSP – Centro Cultural...

“E o que Restou do Barro Silenciou a Mulher”

Soterradas há séculos pelo “barro pelo qual o homem...

John Witherspoon, ator de ‘Um maluco no pedaço’, morre aos 77 anos

O ator e comediante John Witherspoon morreu nesta terça-feira...

para lembrar

Filme brasiliense que conta histórias de mulheres negras é premiado em festival internacional

O filme brasiliense "Filhas de Lavadeiras" conquistou o júri...

Seun Kuti lança seu clipe Black Woman

"Seun Anikulapo Kuti, filho mais novo do lendário músico...

Caxias premia vencedores do X Concurso de Poesias

  A Secretaria de Cultura e Turismo e a Academia...

A jornada épica de Beyoncé

Beyoncé já pertence à realeza da pop e agora...
spot_imgspot_img

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...

Mel Duarte celebra cinco anos do álbum “Mormaço – entre outras formas de calor” com apresentações gratuitas em São Paulo

A cantora, escritora, poeta, compositora e produtora cultural Mel Duarte, conhecida por sua brilhante performance de "spoken word", celebra o quinto aniversário do seu...

Instituto Tebas celebra 194 anos de nascimento de Luiz Gama com caminhada e exibição de vídeo em São Paulo

 Liberdade ou Morte: histórias que a História não conta é o título da web série composta por sete narrativas (fotográficas, textuais e audiovisuais) que destacam a agência...
-+=