Black Chronicles II mostra de fotografias de negros em Londres do seculo 19

Em 2 de Setembro, sera lançado em Londres Black Chronicles II, uma exibição nunca antes apresentada de retratos do século 19 e começo do século 20 de cidadãos negros britanicos.

do OkayAfrica

A exposição contará com retratos de ambos os cidadãos comuns, e personagens historicamente significativas com histórias extraordinárias. Um comunicado de imprensa detalha alguns dos retratos retirados do arquivo:

“Sarah Forbes Bonetta, que nasceu em Serra Leoa e foi” adotada “pela Rainha Vitória; Príncipe Alemayehu da Etiópia, que foi levado para a Grã-Bretanha como um jovem rapaz depois que seu pai cometeu suicídio depois da derrota pelos britânicos; internacional campeão de boxe Peter Jackson aka ‘The Black Prince’ da ilha de St. Croix; e Kalulu, o “menino servo ‘Africano e companheiro de explorador britânico Henry Morton Stanley, com quem teve uma relação complexa. A sua presença é testemunha direta a história colonial e imperial da Grã-Bretanha, ea expansão do Império Britânico “.

A premissa da exposição, diz curador do autography ABP e Chefe do Arquivo Renée Mussai em um comunicado de imprensa, é “abrir uma investigação crítica sobre o arquivo e continuar nossa missão de escrever a história fotográfica dos negros.” A mostra  é dedicada ao influente  teórico Stuart Hall, que de acordo com o The Guardian, escreveu: “não há compreensão na historia inglesa sem compreender suas dimensões imperiais e coloniais.” Estas fotos, que retratam o que parecia ser britânico e preto durante a era vitoriana, são importantes para este complexo de compreensão.

Black-Chronicles
James Pinson Labulo Davies com sua mulher Sarah Forbes Bonetta. London, 1862. Photographer/Studio: Camille Silvy. Courtesy of Hulton Archive/Getty Images.

 

-+=
Sair da versão mobile