Boitempo realiza ciclo de debates internacional e curso sobre o pensamento feminista negro

FONTEPublish News 
Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia da Mulher, a Boitempo realiza na próxima semana, de 8 a 12 de março, o curso Introdução ao pensamento feminista negro e o ciclo de debates internacional Por um feminismo para os 99%. O curso terá seis aulas semanais, tendo início em 8 de março – data que celebra o Dia Internacional da Mulher. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, às 11h.

Já o ciclo de debates, viabilizado pela Lei Aldir Blanc, contará com 24 pensadoras e ativistas de cinco nacionalidades diferentes. O evento acontece durante o mês de março, nos dias 10, 17, 24 e 31, sempre às 14h. A programação foi inspirada pelo livro Feminismo para os 99%, escrito por Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, e publicado pela Boitempo em 2019. Chamando atenção para as mulheres da classe trabalhadora, o objetivo é discutir as premissas de um feminismo incondicionalmente internacionalista e anticapitalista, que cerre fileiras com os movimentos antirracistas, ambientalistas e pelos direitos de trabalhadores e de imigrantes.

Participam dos debates, nomes como Judith Butler, Preta Ferreira, Silvia Federici, Sonia Guajajara, Juliana Borges, Raquel Barreto, Stephanie Borges, Nubia Regina Moreira e Evilânia Santos.

Durante o evento, serão lançados os livros O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo (v.1), de Silvia Federici, e Interseccionalidade, de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge. A programação completa você confere clicando aqui. Além disso, a editora irá disponibilizar um e-book gratuito com textos de apoio à programação, com escritos de Aleksandra Kollontai, Amanda Palha, Angela Davis, Nancy Fraser, Sueli Carneiro e Talíria Petrone, entre outras.

A Boitempo promoverá, ainda, uma ação comercial com descontos de 20 a 50% sobre todas as obras de seu catálogo escritas por mulheres ou que tematizem o feminismo.

Todas as transmissões serão realizadas pela TV Boitempo, canal da editora no YouTube.

-+=
Sair da versão mobile