Boko Haram sequestra homens e meninos de vilarejo nigeriano

Boko Haram sequestra homens e meninos de vilarejo nigeriano

Líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, em 2012. Grupo jihadista voltou a realizar sequestros em massa no nordeste da Nigéria

MAIDUGURI, NIGÉRIA — Testemunhas afirmaram nesta sexta-feira que militantes do grupo jihadista nigeriano Boko Haram sequestraram dezenas de homens e meninos em Doron Baga, um vilarejo no nordeste da Nigéria. Há quatro meses o grupo sequestrou mais de 200 estudantes de uma escola no vilarejo de Chibok. As jovens continuam em poder do Boko Haram.

— Eles não deixaram nenhum homem ou menino, apenas meninas e mulheres — conta Halima Adamu, que conseguiu fugir do vilarejo pesqueiro na traseira de um caminhão, que seguiu para Maiduguri, capital do estado de Borno. — Eles gritavam ‘Allah Akbar’ (‘Deus é grande’), e disparavam, ameaçando matar qualquer um que desobedecesse suas ordens. Todos estavam com medo.

Testemunhas afirmam que seis homens foram mortos no ataque, no último domingo, e outras cinco pessoas ficaram feridas. Considerada a principal ameaça à segurança da Nigéria, aumentou os araques contra civis no ano passado, e perdeu apoio popular ao se tornar cada vez mais violento.

Sua tática — o sequestro de meninos que são forçados a lutar, e meninas que se tornam escravas sexuais — é semelhante ao usado pelo líder rebelde ugandense Joseph Kony, que comandou o Exército de Resistência do Senhor no centro da África durante décadas.

“Estou chocado com os relatos de novos sequestros em massa praticados por terroristas no nordeste da Nigéria”, afirmou o Ministro britânico para a África, James Duddridge em comunicado. “Membros do Alto Comissariado britânico em Abuja estão buscando detalhes. O Reino Unido reafirma sua posição ao lado da Nigéria na luta contra o Boko Haram”.

O Reino Unido e os Estados Unidos ofereceram ajuda na busca pelas estudantes sequestradas em Chibok, mas ainda não obtiveram sucesso na empreitada.

Fonte: O Globo

-+=
Sair da versão mobile