Bolsas para graduação no Brasil

Estudantes de 24 países africanos podem tentar uma vaga em mais de 100 universidades brasileiras

O governo brasileiro abriu período de inscrições para bolsas de estudos no país. O edital oferece mais de 40 cursos de graduação em cerca de 100 instituições de ensino superior do Brasil. Estudantes de 24 países africanos poderão participar (confira a lista).

As inscrições devem ser feitas na Missão Diplomática brasileira no país de origem do candidato até o dia 7 de julho. Os selecionados iniciarão os cursos em 2015. O edital não informa a quantidade de matrículas, mas, na edição deste ano, foram escolhidos 382 candidatos africanos, a maioria de Angola (103), Cabo Verde (103) e Benim (73).

A seleção faz parte de acordos de cooperação que visam contribuir com o desenvolvimento das nações de origem dos graduados. Ao final do curso, o beneficiado deve voltar para seu país.

Os interessados precisam comprovar dispor de, no  mínimo, US$ 400 mensais para custearem sua estadia em território brasileiro. Alguns países oferecem subsídios para quem não possui condições financeiras. Além disso, os de países mão lusófonos devem realizar o teste de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras).

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (Pec-G) é administrado em conjunto pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) e pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC-MRE).

Fonte:brazilafrica

-+=
Sair da versão mobile