Branquitude acrítica: sem tempo, irmão

Enviado por / FonteEcoa, por Bianca Santana

Não é de hoje a quantidade de mensagens, perguntas, convites questionáveis e pedidos de ajuda relacionados à temática racial. Mas desde que vocês se descobriram antirracistas, na semana passada, o número aumentou exponencialmente. Muitas pessoas negras têm escrito nas redes sobre quão violento é receber ainda mais demandas de quem está acostumado à posição de ser servido por pessoas negras. Parem.

Esse alerta não vale, evidentemente, para as pessoas e entidades com quem se constrói de forma respeitosa, no tempo. Sigo em interlocução com não-negros que têm compromisso com a luta antirracista — interlocução que é de mão dupla, nunca de mão única — e que se aprofunda devagar.

Não me lembro de ter mandado mensagens para pessoas com quem nunca falei na vida pedindo para que revisassem um texto meu. Ou de oferecer a maravilhosa oportunidade de fazer uma live comigo alguém a quem nunca dirigi uma palavra, um apoio, um like que seja. Agradeceria muito se não fizessem isso comigo nem com pessoas negras que estão perdendo seus entes queridos por Covid-19, outras doenças negligenciadas por um sistema que não se assume em colapso, ou por violência policial. Pessoas que estão cozinhando e entregando marmita, carregando cesta básica, levando oxímetro de um lado para o outro, organizando atos em defesa da democracia, muitas vezes preocupadas com as dívidas a pagar,mas dedicando tudo o que podem para que permaneçamos vivas.

Quem quiser me ouvir neste período pode ler os textos que já publiquei neste veículo e em outros, nos livros em que escrevi ou organizei, nas conversas em vídeo ou áudio do passado e do presente. Mas não me escreva pedindo uma atenção especial. Entre no site da Uneafro, nos Agentes Populares de Saúde ou na Coalizão Negra por Direitos, conheça o trabalho maravilhoso e pouco reconhecido de centenas de pessoas negras que se organizam politicamente, e apoie como puder. Mas não peça nada. Sua culpa não é problema nosso.

Disparo essas palavras para fugir da dor de escrever sobre o menino Miguel e a violência do trabalho doméstico. Penso nas minhas crianças. Fico angustiada pelas vezes em que somos negligentes com quem é frágil e precisa de cuidado. Lembro do homem que ofereceu sabão como se fosse chocolate para minha mãe e meu tio, ainda crianças, enquanto minha avó trabalhava limpando a casa de alguém. Choro ao ouvir Mirtes Souza e Marta Santana.

A indignação coletiva com Sarí Gaspar Corte Real e com o tratamento recebido pela primeira-dama loira é necessária e importante. Que exijamos justiça. Que aprendamos. Mas a repulsa não tira de vocês a responsabilidade pelo racismo intrínseco ao trabalho doméstico mal remunerado em suas casas.

Você pode não ser responsável direto pela morte de uma criança. Mas seu lugar na pirâmide social brasileira, a forma como organiza a reprodução da sua vida, seu voto, seus hábitos de consumo, sua herança tem relação direta com o que é estrutural. Trata-se de responsabilidade, não de culpa. O que é possível fazer diferente a partir do lugar social que você ocupa? Se você gosta da palavra privilégio (eu detesto), pense com verdade no que é possível fazer a partir desse lugar para que todas as pessoas possam viver. A gente não aguenta mais.

+ sobre o tema

para lembrar

126 anos esperando pelas cenas do próximo capítulo

„Foi em julho de 1941, na rua dnej em...

Universidade: o que a branquitude tem e o que nós temos

A universidade pública é uma instituição branca, concebida por...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da Universidade Federal de Santa Catarina, lança nesta quarta-feira (21) o quinto vídeo de sua campanha de divulgação...

Crise climática aprofunda desigualdades, avaliam ativistas negros

“O tipo de vida de um sujeito moderno, branco, reflexo da colonização, empurra o mundo para a emergência climática”. A declaração do codiretor-executivo do...
-+=