Brasil vai lançar programa de combate ao racismo no esporte por episódio de Vini Jr., diz Anielle Franco

FONTEBBC, por Luís Barrucho
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco anunciou programa de combate ao racismo no esporte voltado para atletas que atuem no Brasil e no exterior - Foto: JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse neste domingo (23/4) em Lisboa que sua pasta, em parceria com o Ministério do Esporte, vai lançar um programa de combate ao racismo no esporte voltado para atletas que atuem no Brasil e no exterior. O estopim, segundo ela, foi o episódio envolvendo o jogador de futebol Vinicius Jr, do Real Madrid.

Segundo ela, a iniciativa, que ainda não tem data para ser lançada, está em fase conclusiva, após uma série de reuniões com o Ministério do Esporte, comandado pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser. O nome do programa ainda não está definido, acrescentou Franco.

“O estopim foi, claro, o caso de Vinny Jr., um atleta que eu admiro muito (…)”, disse Franco a jornalistas, destacando que detalhes do programa serão divulgados em breve.

O atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, foi alvo de racismo no jogo contra o Mallorca, pelo Campeonato Espanhol, em fevereiro deste ano.

As imagens foram captadas por um canal de TV espanhol que flagrou um torcedor gritando para o atacante: “Vinicius, macaco! É um p*** macaco”.

A LaLiga, a liga do campeonato espanhol, pediu uma punição para o torcedor e frisou que a ação foi individual.

O torcedor, do Mallorca, foi punido com uma multa de 4 mil euros (cerca de R$ 22 mil) e uma suspensão de recintos esportivos por um período de 12 meses.

No início deste mês, Vinicius Jr. prestou depoimento sobre o episódio, por teleconferência, à Justiça espanhola.

Falando sobre o programa, a ministra lembrou um episódio ocorrido quando era criança e jogava vôlei.

“Recebia bombril (palha de aço) como amigo oculto”, recordou.

“Precisamos de uma comunicação que combata o racismo de frente”, acrescentou.

Na conversa com jornalistas, Franco falou que conversou sobre racismo no esporte com a ministra portuguesa Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, além de outros casos de discriminação e xenofobia envolvendo a comunidade brasileira em Portugal.

Ainda são raros os registros oficiais de punições efetivas de portugueses que agrediram e discriminaram minorias étnicas e imigrantes.

-+=
Sair da versão mobile