Brô Mc’s: conheça o grupo de rap que vai cantar a realidade indígena no Rock In Rio 2022

O convite foi feito pelo cantor Xamã, com quem o grupo irá dividir o palco Sunset do Festival. Brô Mc’s é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil, que mistura português e guarani em suas letras.

FONTEPor Débora Ricalde, Carol Pamplona e José Câmara, do G1
Brô Mc’s são presença confirmada no Rock in Rio (Foto: Redes sociais/Reprodução)

Juntos há mais de uma década, Brô Mc’s é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil. Composto por quatro integrantes que se consideram irmãos, os rappers sul-mato-grossenses estão confirmados no Rock in Rio 2022, onde vão se apresentar com o cantor Xamã. 

Kelvin Mbaretê, Bruno Veron, Clemersom Batista e Charlie Peixoto são integrantes das comunidades Jaguapiru e Boróró, que ficam em Dourados, a 235 km de Campo Grande. Os indígenas fazem parte da etnia Guarani Kaiowá e completam 13 anos de carreira neste ano.

Misturando português e guarani em suas letras, o grupo garante que os admiradores podem esperar representações da cultura, língua e realidade indígena do Brasil.

“Nós levamos nas apresentações todos os movimentos indígenas, a nossa cultura e nossa língua em cima dos palcos, então a gente vai estar mostrando toda a tradição indígena lá em cima. Vai ser muito bacana!”, contou Kelvin.

O grupo, que já se apresentou no Festival América Latina, acredita que participar do Rock in Rio 2022 será um marco na carreira e estão muito empolgados em dividir esse momento com uma inspiração: o cantor Xamã.

“Nós não pensamos que isso ia rolar mesmo, mas o Xamã disse pra gente ‘se eu subir no palco, vocês sobem comigo’ e isso foi muito importante para nós, sem palavras para ele”, o grupo disse ainda que vibrou muito com a oportunidade e o anúncio da participação, feito nesta quinta-feira (25), foi uma grande felicidade.

Os rappers sul-mato-grossenses disseram ao g1MS que pretendem lançar, durante o Rock In Rio, uma nova música com a participação do Xamã e que essa parceria representa muito para o grupo e também para os povos indígenas.

“Acredito que a parceria com o Xamã representa a nação indígena no topo, porque a gente tem uma responsabilidade grande de levar a palavra dos nossos irmãos em qualquer lugar. Nós temos essa responsabilidade de falar da nossa realidade, falar da nossa cultura, então essa parceria é uma oportunidade de estarmos mostrando a nossa comunidade, sempre levando a cultura indígena que é do Brasil”, finalizaram.

Clique aqui e veja mais trabalhos do Brô Mc’s.

Line up Rock in Rio 2022 (Foto: Divulgação)
-+=
Sair da versão mobile