Cajartitude: projeto de artistas locais leva oficinas de graffiti, música e audiovisual para o bairro de Cajazeiras

Oficinas acontecerão na Escola Municipal Iraci Fraga e as inscrições vão até o dia 04 de novembro

Por  Malunga Comunicação, Enviado para o Portal Geledés 

Divulgação

Durante os finais de semana do mês de novembro, jovens de Cajazeiras poderão participar gratuitamente de oficinas de música, audiovisual e graffiti. Essa é a proposta do projeto Cajartitude, iniciativa de artistas moradores de Cajazeiras, cujo objetivo é atender aos jovens entre 14 e 29 anos, do próprio bairro, a partir de ações que estimulam a produção artística e cultural, com a perspectiva de fomentar a discussão sobre identidade e pertencimento. As oficinas acontecerão na Escola Municipal Iraci Fraga e as inscrições vão até o dia 04 de novembro pela internet e no local, através do preenchimento do formulário.

Esta será a primeira edição do projeto que visa integrar as artes visuais (Graffiti), a Música ( Rap) e o Audiovisual através de oficinas que terão como produtos-finais a criação de RAPs, graffitis e videoclipes. As vagas estão distribuidas desta forma: música e audiovisual contam com 20 vagas cada, já a oficina de graffiti tem 40 vagas. As atividades acontecerão aos finais de semana, das 8h às 17h.

A oficina de música será a primeira a ser realizada, nos dias 9 e 10 de novembro, com apresentação da estrutura e criação da letra de RAP e idealização do beat. A segunda oficina, de audiovisual, será ministrada nos dias 23 e 24 de novembro, com o desenvolvimento do roteiro, a partir da RAP produzido na oficina anterior, para videoclipe. Já o Graffiti entra em cena nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, com conteúdo voltado às variadas técnicas da produção desta arte, além de contextualização histórica.

Marise Urbano, produtora de audiovisual e uma das idealizadoras da atividade explica que o projeto foi aprovado a partir das artes integradas por estabelecer uma relação entre as oficinas de RAP, audiovisual e graffiti. “Essa relação fica evidente, por exemplo, na oficina de música que terá como produto-final os RAPs e os beats que serão gravados em estúdio, a música produzida nesta oficina, servirá de elemento para a estrutura do roteiro para o videoclipe da oficina de audiovisual, e o graffiti aparecerá como cenário no produto audiovisual”, explicou.

A atividade é uma realização da Gira Pomba Produções e conta com o apoio de diversos artistas de cajazeiras. Marise Urbano pontua também que “é muito importante a proposta do edital de tentar descentralizar as produções, possibilitando que as periferias possam executar projetos culturais nos próprios bairros”, finalizou.

Projeto contemplado pelo Edital Arte todo Dia – ANO V, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

SERVIÇO

O QUÊ? Cajartitude (Oficinas de artes integradas em Cajazeiras)

QUANDO? Finais de semana de novembro de 2019

ONDE? Escola Municipal Iraci Fraga, no bairro de Águas Claras (Cajazeiras), das 8h às 17h.

INSCRIÇÕES: Até o dia 04 de novembro pela internet: encurtador.com.br/fMZ08 e no local, através do preenchimento do formulário. (Sujeito a lotação das turmas)

INSTAGRAM: @cajartitude


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

-+=
Sair da versão mobile