Câmara aprova por unanimidade moção de repúdio a atos de racismo contra Vini Jr.

Parlamentares de PSOL, PP, MDB, União Brasil, PT e PL apresentaram requerimentos que tratavam do tema

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23), por unanimidade, moções de repúdio aos episódios de racismo sofridos pelo jogador de futebol brasileiro Vinicius Junior.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), compilou dez requerimentos de parlamentares do PSOL, PP, MDB, União Brasil, PT e PL que tratavam do tema para votar conjuntamente num ato simbólico.

“Que esse ato simbólico da aprovação de todas em conjunto transmitam ao mundo do futebol e à Liga Espanhola todo o repúdio do Brasil ao tratamento dispensado ao jogador Vini Jr.”, afirmou Lira.

O jogador do Real Madrid foi expulso no domingo (21) depois de confusão iniciada por insultos racistas proferidos contra ele por torcedores do Valencia. O jogo foi interrompido no segundo tempo depois de parte da torcida chamar o brasileiro de “macaco”. Nesta terça, porém, a Federação Espanhola anulou o cartão vermelho dado ao brasileiro.

Foram votados requerimentos de autoria de parlamentares da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da oposição —nenhum partido orientou contra a votação. Entre eles um pedido encabeçado pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) de repúdio à entidade LaLiga e ao seu presidente, Javier Tebas.

Foram votadas ainda moções de repúdio aos torcedores do Valencia, ao governo espanhol e aos atos racistas direcionados ao jogador no campeonato espanhol. O deputado Netto Carletto (PP-BA) propôs ainda moção de repúdio aos “reiterados episódios de racismo contra jogadores brasileiros na Espanha”.

Foram aprovados também requerimentos que tratavam de moções de solidariedade e de apoio ao jogador brasileiro.

Foi aprovada ainda uma moção de aplauso ao atleta “pela sua militância, palavras e atos contra o racismo no futebol espanhol”, de autoria do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

“Parabenizo as senhoras e os senhores deputados pela postura sempre muito atenta a todas as injustiças a todo tipo de preconceito que existe, principalmente, com brasileiros, como com qualquer pessoa que sofre desse mal”, disse Lira após a votação.

+ sobre o tema

Cuidado não é tarefa de mulher

O que é "cuidado" para você? Mulheres negras, sejam cis,...

‘Coisa de preto’ 2

Num país onde há racismo sem racistas, a cassação do...

A guerra contra paridade de gênero nas cortes é obscena

"No estado de São Paulo, nas promoções, seja no...

Leilão da coleção de Emanoel Araújo é suspenso a pedido do governo federal

O leilão da coleção de obras de arte que pertenceram...

para lembrar

78,4% já foram vítimas de intolerância religiosa em terreiros, mostra pesquisa

Levantamento inédito sobre as religiões de matriz africana no...

Nota fiscal vira símbolo de protesto contra o racismo na mão de celebridades

Nos primeiros seis primeiros meses deste ano já foram...

Funcionária da Renner é demitida após episódio de racismo em loja do Rio

Uma funcionária das Lojas Renner foi demitida após ser...
spot_imgspot_img

‘Coisa de preto’ 2

Num país onde há racismo sem racistas, a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) pela Câmara Municipal de SP é uma vitória a ser...

Luísa Sonza fecha acordo por fim de processo por racismo contra advogada

A cantora Luísa Sonza fechou um acordo com a advogada Isabel Macedo para encerrar o processo em que era acusada de racismo. O trato...

Camilo Cristófaro é cassado por falas racistas e perde mandato de vereador em SP

Após 503 dias, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça (19) a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) por quebra de decoro...
-+=