Camila Pitanga será faxineira “invisível”

Personagem de “Cama de Gato”, nova trama das 18h, é inspirada em psicólogo que trabalhou como gari durante dez anos na USP

Camila Pitanga é uma negra de cabelo comprido, 1,71 m e 58 quilos. As boas curvas e a beleza, no entanto, não importam em seu primeiro trabalho como protagonista na TV e, numa missão quase impossível, devem até “desaparecer”.

O motivo: ela será uma faxineira na novela das 18h da TV Globo, “Cama de Gato”, que estreia no dia 5, e precisa passar despercebida. “Eu poderia me apoiar nessa qualidade [as boas curvas], mas não é o que vale ali”, diz Camila, 32. “O papel me exige uma tessitura muito delicada”, continua.

A faxineira “invisível” é inspirada no trabalho do psicólogo Fernando Braga da Costa em “Homens Invisíveis -Retratos de uma Humilhação Social” (ed. Globo, 2004). Por dez anos, ele trabalhou como gari na USP, sem ser notado por colegas e professores.

Camila entende. “Andava, no Projac, vestida de faxineira, e as pessoas não falavam comigo”, diz. “Por um lado, isso é muito bom, porque o papel está crível, bem composto, mas, ao mesmo tempo, é aterrador como se apaga a personalidade com o uniforme”, avalia.

Para criar Rose, conversou com faxineiras de empresas e viu filmes com Anna Magnani e Charlie Chaplin. Já em “Paraíso Tropical” (2007), conheceu garotas de programa para criar a prostituta Bebel.
“São temperaturas diferentes. Mesmo assim, tem a prostituta sofrida e a luminosa. Isso vale para as faxineiras. O pobre não é necessariamente contido. A Rose tem momentos luminosos, vê novela, gosta de samba, é feliz. A vaidade, lógico, não vem em primeiro plano.”

“Cama de Gato”, nome que custou R$ 15 mil à Globo -a emissora comprou o título, de um filme, sem anunciar para que seria usado-, é a estreia das autoras Duca Rachid, 48, e Thelma Guedes, 50, num roteiro original, supervisionadas por João Emanuel Carneiro.

Agilidade

Guedes seguiu carreira acadêmica em literatura, escreveu para “Turma do Didi” e para novelas como “Alma Gêmea” (2005). Rachid trabalhou em “Ossos do Barão” (1997), no SBT, em “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e em novelas como “O Profeta” (2006), na Globo.

Precisam aprender a construir uma situação e resolvê-la no mesmo capítulo -algo como dar à novela, dirigida por Ricardo Waddington, a agilidade de um seriado, método que alavancou “A Favorita” e “Caras e Bocas” (esta no ar às 19h).

Em “Cama de Gato”, a agilidade será ferramenta para concorrer com programas sensacionalistas, exibidos por outras emissoras no horário. Sonia Abrão, por exemplo, levou audiência -e enfureceu diretores da Globo, como Roberto Talma- para a Rede TV! quando entrevistou Lindemberg Alves, que matou a ex-namorada Eloá após mantê-la refém. O “Programa do Ratinho”, do SBT, exibe bizarrices perto das 18h.

“Eu confio muito numa boa história. Acredito que as pessoas querem ver um pouco mais do que a realidade pura e simples na TV”, diz Rachid.

Outra tentativa das duas será criar personagens “ambíguos, menos estereotipados” -embora a pobre faxineira Rose seja demitida por desconfiança do rico patrão Gustavo (Marcos Palmeira). “Em novela, a gente precisa explicar muito bem os personagens. Não é cinema, não é Antonioni”, diz Guedes.

Novelas destacam Negros

A nova novela das 18h terá pelo menos sete atores negros, além de Camila Pitanga no papel principal. A das 20h, “Viver a Vida”, já tem sete, além de Taís Araújo. “Tem que aplaudir isso”, diz a atriz, para quem a presença de negros em tramas desligadas do tema da segregação racial é “uma das maiores conquistas”. Segundo Thelma Guedes, de “Cama de Gato”, a escolha da atriz não teve ligação com o fato de ela ser negra.

Manoel Carlos, da novela “Viver a Vida”, conta que escolheu Taís Araújo por querer sua Helena negra e jovem, não focando em “preconceito a combater”.

Fonte: Folha de S. Paulo

+ sobre o tema

Priscilla Feniks expõe o genocídio da população negra no clipe “Só a Gente Sabe”

Cheia de atitude, Priscilla Feniks lançou nesta última quinta-feira...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Encontrada em banheira, filha de Whitney Houston “luta pela vida”

A filha da falecida cantora Whitney Houston está lutando...

Após ser vítima de bullying, modelo de 10 anos com vitiligo conquista o mundo da moda

A norte-americana April Star é uma modelo de dez anos...

Inspirado em filho adotivo, americano cria curativos para pele negra

Quando seu filho Kai machucou a testa, o americano...

Kim Kardashian mostra pela primeira vez o rosto do filho Saint

Finalmente o mundo conheceu o rostinho de Saint Kardashian...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=