Campanha de apoio nacional e internacional pela vida da professora e vereadora eleita Ana Lúcia Martins

FONTEEnviada para o Portal Geledés
Ana Lúcia Martins é a primeira vereadora negra eleita em Joinville (Foto: Facebook/Reprodução)

Desde o dia 15 de novembro, ainda antes do resultado das eleições municipais em Joinville (SC), a professora Ana Lúcia Martins (PT), a primeira mulher negra eleita vereadora na história da cidade, vêm sofrendo diversos ataques, como o hackeamento de suas redes sociais, comentários racistas e ameaças de morte.

Logo no dia seguinte à sua eleição, um radialista de Joinville atacou Ana Lúcia Martins, afirmando que não poderia “comemorar uma petista no poder novamente” e que o seu partido “não deveria existir mais”. Naquele mesmo dia, no Twitter, um perfil respondia com ameaças os apoiadores que comemoravam a eleição de Ana Lúcia. Numa das mensagens, o criminoso escreveu o seguinte: “OS FASCISTAS MANDARAM AVISAR QUE ELA QUE SE CUIDE”. Em outra, o autor das ameaças disse: “agora só falta a gente m4t4r el4 e entrar o suplente que é branco (sic)”. No perfil do racista, havia outras mensagens de ódio e também a divulgação de uma tal “Juventude Hitlerista”, composta por cerca de 25 mil membros.

Após a denúncia e grande repercussão do caso, iniciou-se uma investigação para descobrir os autores do crime. No último domingo, 22 de novembro, a Polícia Civil realizou busca e apreensão na casa de um jovem de 22 anos, suspeito de ser o autor dos ataques. O jovem não foi preso por não ser pego em flagrante. Em depoimento, familiares alegam que ele sofre de esquizofrenia.

Ainda no domingo, após o mandado, a vereadora Ana Lúcia Martins sofreu novas ameaças de morte, ainda mais graves, desta vez por e-mail, com cópia para jornalistas, OAB, Tribunal de Justiça, entre outros órgãos públicos. O vereador Alisson Julio, eleito pelo Novo, que também recebeu o e-mail com as ameaças contra Ana Lúcia, registrou Boletim de Ocorrência e divulgou em suas redes sociais, passou a sofrer ataques e ameaças de morte na resposta dos e-mails enviados.

Diante deste grave e preocupante cenário, convocamos todos e todas para juntos lançarmos uma campanha nacional e internacional de apoio a Ana Lúcia Martins e para pressionar os órgãos responsáveis para que sejam tomadas as devidas providências para proteger a vida e a integridade de Ana Lúcia Martins e para que descubram e punam os autores destas práticas criminosas, que configuram também um evidente ataque à democracia e aos direitos humanos.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

Leia também:

-+=
Sair da versão mobile