Campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa no sábado

Elcimar Neves/Agência Pará

A Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil começa no próximo sábado (20) a primeira etapa de vacinação contra a paralisia infantil. A vacina será para crianças de zero a 4 anos. Cerca de 800 postos de vacinação funcionarão em toda a cidade, das 8h às 17h.

Do G1 

Foto: Elcimar Neves/Agência Pará

A meta da Secretaria é imunizar 95% da população da faixa etária, o que corresponde a 389 mil crianças. Para isso, 539 mil doses da vacinas serão disponibilizadas.

Segundo a Secretaria, é importante que todas as crianças até quatro anos tomem a “gotinha”. A única contraindicação, de acordo com a secretaria, é para crianças que estejam com alguma doença grave. A segunda etapa da campanha acontece no dia 22 de agosto. É imprescindível que as crianças sejam vacinadas nas duas fases.

Quem quiser mais informações sobre a campanha ou saber os locais de vacinação, pode entrar em contato com o Telessaúde, (3523-4025), que funciona 24 horas.

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa aguda transmitida por vírus que age como infecção inaparente ou sob forma paralítica, podendo provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. Há 20 anos, a poliomielite está erradicada no país e, para que continue assim, a vacinação anual é muito importante.

 

-+=
Sair da versão mobile