Campanha do Geledés, Instituto da Mulher Negra, propõe o debate sobre Racismo e Bullying

FONTEPor CAROLINA NOVAES, do Papo de Mãe

O projeto teve início no final de 2019, em um longo processo para entender quais eram as necessidades da pauta dos direitos das jovens negras, tendo um enfoque na evasão escolar e no diálogo sobre o bullying.

A série “Racismo e Bullying: como proteger jovens negras?” surgiu de uma parceria do Geledés, Instagram e da ONG SaferNet, com ilustrações de Bruna Bandeira e direção de Day Rodrigues. O Geledés – Instituto da Mulher Negra foi criado em 30 de abril de 1988. É uma organização política de mulheres negras que tem por missão institucional a luta contra o racismo e o sexismo, a valorização e promoção das mulheres negras, em particular, e da comunidade negra em geral.

Lançada na última sexta-feira (07), a série tem três episódios em formato de ilustração sobre Guta, uma menina negra de 13 anos que sonha em ser cineasta. “A gente queria trabalhar com uma menina livre, que gostasse de si mesma e muito bem resolvida com as questões raciais dela, para poder passar isso para outras meninas. Que representasse todas as meninas negras dentro dessa faixa etária a partir dos 13 anos de idade”, diz Natália Carneiro , 29, coordenadora do Programa Institucional de Geledés.

Leia a matéria completa aqui 

-+=
Sair da versão mobile