Campanha e UnB oferecem curso sobre grandes educadoras e educadores brasileiros

Paulo Freire, Nise da Silveira, Anísio Teixeira e Anália Franco são alguns dos pensadores a serem estudados a cada sessão temática; inscrições estão abertas até 31 de outubro

FONTECampanha Nacional pelo Direito à Educação
Divulgação

O curso de extensão “Educadoras e Educadores Brasileiros: do centenário de Paulo Freire aos 60 anos da UnB”, oferecido pela Universidade de Brasília em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, vai analisar a vida e a obra de oito educadoras e educadores brasileiros sob as perspectivas políticas, sociais e educacionais que cada um deles teve no país, em suas respectivas áreas e espaços de atuação.

As inscrições estão abertas até 31 de outubro. A primeira aula acontece na terça-feira, 21/09. Haverá certificado atestando a carga horária total de 80 horas.

As aulas são abertas ao público. Apenas os inscritos recebem os certificados, mas qualquer pessoa pode assistir às aulas via link a ser divulgado a cada aula.

INSCREVA-SE:
– LINK PARA POPULAÇÃO EM GERAL (clique em ‘Ainda não possuo cadastro’)
– LINK PARA ESTUDANTES DA UnB

ACESSE AQUI TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO

Por meio de 13 encontros, o curso tratará das contribuições de Abdias do Nascimento, Anália Franco, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Nise Floresta e Nísia da Silveira à pedagogia brasileira. (Veja programação abaixo).

Todos os encontros virtuais acontecem das 19h às 22h, com exceção da aula sobre Nísia Floresta, que ocorre das 14h30 às 17h30. Veja as datas de cada uma das aulas no ambiente virtual do curso.

Em comemoração a seu centenário, Paulo Freire abrirá o curso como tema das duas primeiras sessões. 

A coordenação-geral do curso é de Catarina de Almeida Santos, professora da FE/UnB e dirigente da Campanha.

A formação será organizada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Moodle -, com atividades síncronas e assíncronas. 

As atividades síncronas serão em formato de lives, com sessões dedicadas a cada educador e educadora. Serão convidados especialistas em cada um/a das pensadoras e pensadores, que vão ministrar suas aulas em conjunto com professores da Universidade de Brasília e outros especialistas convidados. Cada palestrante ficará responsável por planejar e ministrar sua ação pedagógica, de acordo com recorte temporal e temático de sua preferência. 

As atividades assíncronas correspondem à leitura de textos indicados, à partilha de experiências e percepções sobre os temas, objetivando construir comunidades de aprendizagem. Os participantes contarão com materiais didáticos complementares disponíveis em ambiente virtual de aprendizagem. 

Será criada uma sala virtual no ambiente Moodle com recursos digitais desenvolvidos especialmente para a formação e condizentes com a fundamentação teórica do curso – que é pautada em Paulo Freire, John Dewey e Anísio Teixeira, entre outros autores e autoras.

SESSÕES TEMÁTICAS (LIVES)
Módulo 1 – Paulo Freire: educando para a libertação – Carga horária: 8h – Sessões de lives: 2
Módulo 2 – Florestan Fernandes e os dilemas educacionais brasileiros: Sociologia e pensamento pedagógico – Carga horária: 8h – Sessões de lives: 2
Módulo 3 – Nísia Floresta e os campos do empoderamento feminino – Carga horária: 8h – Sessões de lives: 2
Módulo 4 – Abdias do Nascimento (título completo a definir) – Carga horária: 8h – Sessões de lives: 2
Módulo 5 – Nise da Silveira (título completo a definir) – Carga horária: 8h – Sessões de lives: 2
Módulo 6 – Anália Franco: a educadora que o Brasil precisa conhecer – Carga horária: 4h – Sessões de lives: 1
Módulo 7 – Darcy Ribeiro: o cavaleiro andante e seus moinhos de vento – Carga horária: 8h – Sessões de lives: 2
Módulo 8 – Anísio Teixeira (título completo a definir) – Carga horária: 8h – Sessões de lives: 2

Divulgação
-+=
Sair da versão mobile