Com o tema ‘Canto da Floresta’, o boi Caprichoso venceu o 45º Festival Folclórico de Parintins com uma diferença 10,2 pontos em cima do boi Garantido. Três dos nove jurados do festival, incluindo o presidente do júri, renunciaram ao cargo após um a denúncia de manipulação do boi vermelho e branco, na madruga de ontem. A Galera do Garantido levou o troféu especial do festival.
Quem presidiu a apuração foi o jurado Caique Botkay, que assumiu a presidência do júri. O
Caprichoso venceu a primeira noite, com 412,4 pontos, e a última, com 412,4 pontos. Na avaliação da Galera, O Garantido foi vencedor. O bumbá venceu a segunda noite, por 19,5 pontos, e a terceira noite com 19,5 pontos.
As impugnações formam indeferidas pela Comissão Julgadora. Na madrugada desta segunda-feira, o boi Garantido formalizou uma denúncia contra três jurados do Tocantins, alegando que eles estavam recebendo privilégios do boi Caprichoso. Um vídeo foi entregue a comissão, com imagens mostrando jurados em reuniões na casa do tripa do boi azul, Marquinho. “Ficamos tranquilos com a renúncia dos jurados. Eles assumiram o erro deles, isso nos confortou”, disse o presidente Telo Pinto.
Além disso, o presidente do Garantido afirmou que as notas da segunda noite do jurado Anderson Camacho vazaram. “Ele mesmo confirmou que as notas tinham vazado”, disse,
O presidente do boi Caprichoso, Carmona Oliveira, não quis comentar sobre a denúncia dos jurados ao fim da apuração. “O que importa é o troféu, equipe do Caprichoso trabalhou com muita garra, o nosso título é merecido”, disse. Após a leitura da última nota, Carmona cumprimentou o Telo Pinto e o parabenizou pelo troféu de Melhor Torcida.
O presidente de júri de apuração, Caique Botkay, confirmou que o atraso para o início da terceira noite foi devido a uma reunião entre os jurados e a comissão julgadora. “Já tínhamos ciência das circunstâncias com relação às denúncias contra o júri, mas fizemos uma avaliação com lisura”, disse. O boi Caprichoso venceu com um total de 1.235,4 pontos e, em comitiva, saiu pelas ruas para fazer a festa no Curral Zeca Xibelão.
Confira os campeões em todo os anos do festival.
|
|
|