Carmen Luz é uma das homenageadas no II Prêmio do Dia da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha

Junte-se a nós para celebrar essa trajetória!

Quem faz? Associação de Mulheres Negras Aqualtune e Afrolaje

Quando?: Dia 25 de Julho de 2015 (sábado), Horário:14:00

Onde? SINDISPREV, Rua Joaquim Silva, Nº 98-A, Centro- Rio de Janeiro
Esperamos vocês!

Sou Carmem Luz, Coreógrafa e diretora artística da Cia Étnica de Dança.

Desde sua fundação, Carmen Luz é também cineasta, diretora de teatro e pesquisadora em dança. Seu foco principal é o corpo negro, suas formas de movimento e sua história. Aborda, com especial interesse, as gestualidades das mulheres afro-brasileiras e a corporeidade dos jovens moradores dos grandes centros urbanos e suas periferias.

Em 1994, Carmen Luz criou no Rio de Janeiro a Cia Étnica, por um desejo de intervenção na cena contemporânea da dança carioca: o de pôr em foco os sujeitos e objetos da diáspora africana. Suas criações traduzem, em forma singular, pesquisas e reflexões sobre a ancestralidade africana no Brasil e o multiculturalismo brasileiro. Ao longo da trajetória – que em outubro de 2015 completa 21 anos – a Cia criou e realizou coreografias, performances, peças de dança e teatro, instalações coreográficas, recitais, vídeos, documentários e parcerias com artistas e instituições culturais no Brasil e no exterior. Essas obras foram vistas por amplo público em teatros, galerias, parques, favelas, salas de cinema, universidades e outros equipamentos culturais e educacionais em diversas regiões brasileiras.

Em 1997, a Cia Étnica mudou-se para o Morro do Andaraí, zona norte carioca, onde manteve sua base até 2010. Apoiada por sua premiação em concursos públicos de projetos para capacitação profissional de jovens, recursos próprios e resistência pessoal, a Companhia pode concretizar e irradiar, do centro daquela favela carioca, suas principais premissas. Dedicou-se à pesquisa e à criação de linguagem em dança contemporânea, incentivou a formação de novos públicos, estimulou a capacitação de novos profissionais para as Artes Cênicas e promoveu trocas e partilhas com a comunidade local, a sociedade brasileira e internacional, através da elaboração e gestão de projetos onde a conscientização sócio-cultural, a experimentação e o desenvolvimento pessoal, social, profissional e artístico de jovens, crianças e adultos, encontravam-se alinhados.

Suas práticas e percurso tornaram-se inspiração para uma quantidade significativa de jovens negros, brancos e mestiços desenvolverem, atualmente, seus próprios trabalhos, quer como coreógrafos, bailarinos e intérpretes-criadores; quer como técnicos e diretores de suas próprias companhias de dança.
Atualmente a Cia Étnica de Dança é residente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, apoiada pelo Instituto de Artes/PPGArtes, pelo Projeto Zonas de Contato, pela Faculdade de Educação Física e pela Coart.

-+=
Sair da versão mobile